Ciclone extratropical desvia do Paraná e estado deve ter chuva no fim de semana

Previsão do Simepar indica chuva e possibilidade de temporais em várias regiões do estado.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informa nesta quinta-feira que um ciclone extratropical e uma frente fria no sul do continente não passarão diretamente sobre o território paranaense, mas influenciarão o tempo no estado ao longo do fim de semana. A mudança na direção dos ventos e o transporte de ar quente e úmido das regiões Sudeste e Centro-Oeste elevarão as temperaturas e favorecerão a ocorrência de pancadas de chuva e temporais.

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, as chuvas devem retornar ao Paraná ainda nesta quinta, com início pelo Litoral e Oeste, e se intensificar entre sexta e domingo. Na sexta-feira, o maior impacto é esperado à tarde nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste do estado. A combinação de calor e umidade favorecerá chuvas típicas do verão, com possibilidade de queda de granizo, ventos moderados a fortes e descarga elétrica.

Riscos e variação das condições climáticas
No sábado, a frente fria estará mais próxima do estado e poderá intensificar temporais em vários momentos do dia, principalmente no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e na Região Metropolitana de Curitiba. O Litoral também poderá registrar temporais no final do dia. No domingo, o tempo permanece instável, com chuva ainda mais forte no período da tarde e início da noite em grande parte das regiões paranaenses, apesar de a precipitação enfraquecer no Oeste e Sudoeste.

As temperaturas máximas podem superar os 30°C na sexta e no sábado, com picos acima de 33°C em áreas como Litoral, Oeste e Norte. A nebulosidade aumentará na segunda-feira, favorecendo a queda das temperaturas máximas. O Simepar, em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, emitiu um boletim de gestão de riscos que aponta a possibilidade de chuva forte em curto espaço de tempo a partir da tarde de sexta. Existe risco moderado de enxurradas, destelhamentos e queda de galhos em todo o estado, com maior risco no sábado nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul.

A previsão meteorológica reforça a importância de atenção por parte da população, especialmente em áreas sujeitas a eventos atmosféricos severos. As autoridades estaduais acompanham a evolução dos sistemas para atualizar os alertas conforme necessário.