Ciclone extratropical deve trazer chuvas e tempestades a todo o Paraná

Previsão do Simepar indica instabilidade e risco de fenômenos severos em grande parte do estado a partir deste domingo (7)

O Paraná deve registrar uma mudança significativa nas condições do tempo devido à atuação de um ciclone extratropical que se forma nos próximos dias. Após um período de calor intenso e baixa nebulosidade, a instabilidade atmosférica volta a ganhar força em várias regiões do estado.

A partir deste domingo (7), o retorno da umidade favorece a formação de pancadas de chuva isoladas, com maior intensidade nas regiões norte e oeste. Para essas áreas, há alerta de tempestades, com possibilidade de rajadas de vento, descargas elétricas e chuva forte.

Todas as regiões paranaenses

Na segunda-feira (8), a instabilidade deve se espalhar por todas as regiões paranaenses, avançando do oeste em direção ao leste. Durante a tarde, a tendência é de intensificação das tempestades, com risco de granizo em pontos isolados e precipitação volumosa em curto intervalo de tempo.

Em Maringá, a previsão aponta para cerca de 20 milímetros de chuva ainda no domingo, com volumes maiores esperados para terça-feira, quando os acumulados podem se aproximar de 40 milímetros. As temperaturas também recuam, variando entre 21 °C e 25 °C.

Segundo o Simepar, o cenário de instabilidade deve persistir ao longo da semana, mantendo condições favoráveis para tempestades em diversas áreas do estado. A onda de calor que marcou os últimos dias perde força, dando espaço a episódios de chuva intensa e rajadas de vento, especialmente nas regiões mais afetadas pela circulação do ciclone extratropical.