Duplicação da PRC-466 entre Pitanga e Turvo avança com construção de viaduto
Obra de R$ 514 milhões já tem 5,4% executados e prevê três viadutos, novas pontes e passarela até 2027, ampliando segurança e fluidez no trânsito regional
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), alcançou 5,46% de execução na obra de duplicação em concreto da PRC-466, entre os municípios de Pitanga e Turvo, na região Central. O trecho contempla 45,5 quilômetros de extensão e conta com investimento de R$ 514,2 milhões, com previsão de conclusão em 2027.
Avanço das obras e construção de viaduto em Pitanga
Atualmente, os principais serviços realizados são de terraplenagem, para implantação da nova pista ao lado da via existente, e a instalação do sistema de drenagem de águas pluviais.Em Pitanga, o ponto de maior movimentação é o entroncamento da PRC-466 com a PR-239 e a PR-460, onde está sendo construído um viaduto tipo Diamante. A pista central da rotatória foi interditada, e o tráfego foi desviado para novas rótulas instaladas no local.O novo viaduto contará com acessos pela pista da direita em ambos os sentidos, e quatro faixas elevadas de tráfego ligarão a PRC-466 à PR-460 (sentido Nova Tebas). Já uma passagem inferior conectará a PR-239 (sentido Mato Rico) à PRC-466 (sentido Manoel Ribas). Duas rotatórias laterais, integradas a vias marginais, garantirão todos os movimentos necessários para o tráfego local.A estrutura tem como objetivo melhorar a segurança viária e a fluidez do trânsito na área urbana de Pitanga, considerando o aumento do fluxo previsto com a duplicação.
Detalhes técnicos e novas estruturas previstas
Além da nova pista em pavimento rígido de concreto, o projeto prevê a restauração da pista atual com a técnica whitetopping, que utiliza o asfalto existente como base para a nova camada de concreto.A obra também inclui dois novos viadutos, um em Pitanga, no entroncamento com a Avenida Universitária, e outro no acesso à PR-456 (Santa Maria do Oeste); uma passarela para pedestres em Pitanga e novas pontes sobre o Rio Carazinho e o Rio Bonito.
Licenciamento e compensação ambiental
A duplicação da PRC-466 possui todas as licenças ambientais emitidas pelo ‘Instituto Água e Terra’ (IAT). As autorizações incluem a supressão de vegetação e árvores isoladas, mediante compensação ambiental obrigatória, que pode envolver o plantio de novas árvores e ações de melhoria ambiental na região.
Investimentos na região Central
O Governo do Estado do Paraná está aplicando cerca de R$ 1,44 bilhão em obras de duplicação, ampliação e restauração em concreto em mais de 200 quilômetros de rodovias estaduais da região Central. São sete grandes intervenções, duas delas em fase de licitação, e o montante deve ultrapassar R$ 2 bilhões, modernizando quase 300 quilômetros de estradas.Todas as obras utilizam a técnica whitetopping, que proporciona maior durabilidade e segurança em comparação ao asfalto convencional.Para efeito de comparação, os trechos em duplicação entre Guarapuava, Turvo e Pitanga somam R$ 947,7 milhões, valor mais que o dobro do investido na Ponte de Guaratuba (R$ 400 milhões). O total investido deve crescer ainda mais com a contratação de novos trechos que ligarão Manoel Ribas, Lidianópolis, Mauá da Serra e Nova Tebas.



