Estado lidera programa de rodovias com R$ 3,1 bi em investimentos

Já são 500 km de pavimento de concreto concluídos e 18 trechos em diferentes fases de execução, licitação ou planejamento

O Paraná consolidou o maior programa estadual de rodovias de concreto do país. Com R$ 3.116.166.475,43 em investimentos e 500 quilômetros executados, o estado adota um modelo inspirado nas rodovias mais modernas do mundo. Ao todo, são 18 trechos em andamento, licitação, planejamento ou já concluídos, e outros quatro projetos seguem em fase inicial, com orçamento sob sigilo.

No Sudoeste, são 140 km na PRC-280. No Centro do Estado, a PRC-466 está sendo duplicada entre Guarapuava e Pitanga. No Litoral, a PR-412 está sendo duplicada entre Matinhos e Praia de Leste. Na Grande Curitiba, destaca-se a modernização da Rodovia dos Minérios e a nova ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais.

Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o modelo de pavimento rígido adotado tem vida úil de até 20 anos, o dobro do asfalto convencional. “É um investimento mais seguro, mais rápido e que torna o Paraná exemplo nacional”, afirma.

Tecnologia
Inspirados nas rodovias dos EUA e da Alemanha, os projetos apostam no concreto pela resistência ao tráfego pesado, baixo custo de manutenção e melhor desempenho ambiental. O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destaca que o Paraná foi buscar “as melhores soluções do mundo” para atender sua vocação agrícola e industrial.

Além da durabilidade, as pistas de concreto são mais seguras. O material oferece melhor aderência, menor risco de aquaplanagem e mais visibilidade noturna. Também retém menos calor, reduzindo a temperatura nas vias e aumentando o conforto dos usuários.

Whitetopping
Uma das técnicas adotadas é o whitetopping, em que uma camada de concreto é aplicada sobre o asfalto existente. Essa alternativa permite obras mais rápidas e com melhor custo-benefício. O primeiro exemplo foi na PRC-280, entre General Carneiro e Palmas, finalizado em março de 2023.

Obras
Na PRC-466, a duplicacão entre Guarapuava, Palmeirinha, Turvo e Pitanga contempla 84 km de pista de concreto, com investimento de quase R$ 948 milhões. A via liga municípios ao Porto de Paranaguá e à fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Outro destaque é a Rodovia dos Minérios (PR-092). A primeira etapa, com 4,74 km, foi concluída em outubro de 2024.

No Sudoeste, o trecho da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia está em fase final, com 37,49 km de extensão e concretagem já concluída.

Frentes em andamento

  • PR-180 (Goioerê–Quarto Centenário): 11,13 km com R$ 65,8 mi
  • PR-151 (Ponta Grossa–Palmeira): 32,71 km e R$ 257 mi
  • Contorno Oeste de Cascavel: 19,07 km com R$ 123,8 mi
  • PRC-487 e PR-460 (Nova Tebas–Pitanga): 51,52 km com R$ 267,8 mi
  • Nova ligação Mandirituba–São José dos Pinhais: 26,61 km com R$ 96,8 mi
  • PR-412 (Matinhos–Praia de Leste): 14,28 km com R$ 274,5 mi

Projetos em licitação

  • PRC-466 (Pitanga–Manoel Ribas): 43,05 km
  • PRC-466 (Manoel Ribas–Lidianópolis): 51,86 km
  • Rodovia dos Minérios – Fase 3: 8,3 km
  • Novo Contorno Sul (Curitiba–Araucária): 9,37 km com investimento de R$ 355,5 milhões

Esse último projeto ligará a BR-116 à BR-476, incluindo ciclovia, duas pistas por sentido, além de viadutos, trincheiras e ponte sobre o Rio Barigui.

Obras em andamento

  • PRC-466 (Pitanga–Turvo) – 45,5 km – R$ 514,2 mi
  • PRC-466 (Turvo–Palmeirinha) – 27,02 km – R$ 293,7 mi
  • PR-412 (Matinhos–Praia de Leste) – 14,28 km – R$ 274,5 mi
  • PRC-487/PR-460 (Nova Tebas–Pitanga) – 51,52 km – R$ 267,8 mi
  • PR-151 (Ponta Grossa–Palmeira) – 32,71 km – R$ 257,2 mi
  • PRC-280 (Clevelândia–Pato Branco) – 37,49 km – R$ 180,9 mi
  • PRC-466 (Palmeirinha–Guarapuava) – 11,52 km – R$ 139,7 mi
  • PR-180 (Goioerê–Quarto Centenário) – 11,13 km – R$ 65,8 mi
  • Rodovia dos Minérios – Fase 2 – 1,28 km – R$ 50,7 mi
  • Mandirituba–São José dos Pinhais – 26,61 km – R$ 96,8 mi

Obras concluídas

  • PRC-280 (Palmas–Clevelândia) – 45 km – R$ 188,2 mi
  • Rodovia dos Minérios – Fase 1 – 4,74 km – R$ 152,3 mi
  • Contorno Oeste de Cascavel – 19,07 km – R$ 123,8 mi
  • PRC-280 (Palmas) – 59,55 km – R$ 154,6 mi

Em licitação ou previsão

  • PRC-466 (Pitanga–Manoel Ribas) – 43,05 km – orçamento sigiloso
  • PRC-466 (Manoel Ribas–Lidianópolis) – 51,86 km – valor a definir
  • Rodovia dos Minérios – Fase 3 – 8,3 km – orçamento sigiloso
  • Novo Contorno Sul – 9,37 km – R$ 355,5 mi