Fim de semana será gelado em todo estado

As temperaturas caíram gradativamente e ontem (18) o amanhecer foi ainda mais gelado em praticamente todas as regiões

A passagem de uma frente fria pelo Paraná na quinta-feira (17) trouxe pouca chuva, mas provocou forte queda nas temperaturas em praticamente todo o Estado. Logo após a frente fria, uma massa de ar frio e seco avançou sobre o território paranaense, derrubando os termômetros e garantindo um fim de semana de amanheceres gelados e céu limpo, conforme previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

Temperaturas mínimas invertidas e declínio acentuado

A quinta-feira (17) foi marcada por um fenômeno conhecido como temperatura mínima invertida, em que as menores temperaturas do dia foram registradas à noite, e não no amanhecer. O motivo foi justamente a chegada da massa de ar frio ao longo do dia, que provocou queda brusca em várias regiões. Em Altônia, por exemplo, a temperatura caiu de 22,5°C à meia-noite para 9,6°C às 22h. Em São Miguel do Iguaçu, o declínio foi de 21,2°C para 8,9°C no mesmo intervalo.

Outras cidades que sentiram o impacto da virada térmica foram Santa Helena (de 20°C para 10,4°C) e Ubiratã (de 18,4°C para 8,5°C). Já na capital Curitiba, a madrugada desta sexta (18) começou com 7,4°C, mas em apenas duas horas os termômetros registraram 6,9°C, acentuando ainda mais a sensação de frio, que ficou até 4°C abaixo dos valores reais devido à ação do vento.

16 cidades registraram amanhecer mais frio de julho

Apesar de nenhuma cidade ter superado os recordes de frio registrados nos dias 24 e 25 de junho, 16 municípios tiveram nesta sexta-feira o amanhecer mais gelado do mês de julho. Estão entre eles: Altônia, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Londrina, Maringá, Toledo, Ubiratã e Umuarama. As temperaturas mais baixas do dia foram anotadas em Palotina (1,1°C), Ponta Grossa (3,1°C) e Palmas (3,4°C).

Fim de semana de frio intenso e sol predominante

A tendência é que o clima frio se mantenha no fim de semana, com temperaturas abaixo de 10°C nas manhãs de sábado (19) e domingo (20). De acordo com o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, o frio mais intenso será sentido no Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, onde há risco de geadas fracas, especialmente em áreas mais protegidas do vento.

As tardes, por outro lado, serão de tempo firme e temperaturas mais agradáveis. No sábado, Curitiba varia entre 5°C e 18°C, Guarapuava entre 5°C e 20°C e Maringá chega a 25°C, após amanhecer com 9°C. No litoral, Paranaguá terá mínima de 12°C e máxima de 20°C.

No domingo, os termômetros sobem um pouco, mas o frio ainda predomina no amanhecer. Nevoeiros matinais podem aparecer entre o Sul, Centro e Leste do Estado. Não há previsão de chuva, apenas aumento de nuvens entre a Serra do Mar e o Litoral.

Temperaturas estimadas para domingo:

  • Pinhais: 8°C a 19°C
  • Palmas: 6°C a 20°C
  • Pato Branco: 7°C a 21°C
  • Cascavel: 10°C a 21°C
  • Londrina: 9°C a 23°C

Próxima semana será marcada por grande amplitude térmica
Na próxima semana, as temperaturas continuam subindo gradativamente. As manhãs seguirão amenas, mas as tardes devem registrar calor mais expressivo em algumas regiões. Segundo o Simepar, a amplitude térmica — diferença entre as temperaturas mínimas e máximas — será o destaque no tempo, marcando uma transição do inverno rigoroso para dias de clima mais variável e ensolarado.