Itaipu marca presença no Encontro de Inteligência da Polícia Federal em Foz do Iguaçu

O diretor jurídico e o chefe de Assessoria de Informações da Binacional representaram a empresa no evento realizado na útlima terça (07), no hotel Mabu

A Itaipu Binacional participou da abertura do ’14º Encontro de Chefes de Unidades de Inteligência da Polícia Federal’ (PF), realizado no hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, na última terça-feira (07). O evento, promovido pela Diretoria de Inteligência Policial da PF e com apoio da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), reuniu chefes e servidores de unidades de inteligência de todo o país para traçar diretrizes, debater temas relevantes e compartilhar boas práticas.
A solenidade de abertura contou com a participação do diretor jurídico da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Delazari, e do chefe da Assessoria de Informações da Itaipu, Marcos Antonio de Farias. Eles estiveram na Mesa de Honra, ao lado de autoridades como o diretor de Inteligência Policial da PF, Leandro Almada da Costa, e do superintendente regional da Polícia Federal no Paraná, Rivaldo Venâncio.
Delazari destacou a importância do apoio institucional a eventos dessa natureza. Segundo ele, a hidrelétrica retomou parcerias históricas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento das instituições brasileiras. “A Itaipu faz parte de um processo de fomento à cultura, à produção científica e à melhoria das entidades brasileiras. Desde que retomamos nossa gestão, estamos incentivando e apoiando congressos e encontros que debatem o futuro das instituições”, afirmou.
Para Marcos Antonio Farias, que também palestrou no evento, existe uma relevância estratégica da cooperação com as forças de segurança. Ele explicou que o relacionamento próximo com instituições como a Polícia Federal é vital para a segurança da usina e de seus colaboradores. “Para nós da área de inteligência e segurança empresarial, o relacionamento com as forças de segurança é essencial, pois nos permite antecipar problemas”, disse.

A Itaipu mantém parcerias estratégicas com a Polícia Federal, como o projeto ‘Áspide Tecnológico’, que desenvolve soluções para o combate a ilícitos na fronteira. Outras parcerias relevantes incluem o ‘Muralha Inteligente’, com a Receita Federal e o Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (Ceape) – parceria entre Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional e Exército Brasileiro.