Itaipu acompanha avanço das obras do Campus da Unila
Diretoria técnica visitou o Campus Arandu na quinta-feira (18) e avaliou o andamento dos trabalhos junto à equipe da universidade
Na última quinta-feira (18), o diretor Renato Sacramento (técnico executivo) visitou o canteiro de obras do Campus Arandu, da Unila, acompanhado de superintendentes e assessores da diretoria técnica da Itaipu, margem esquerda. Eles foram recebidos pela equipe da Unops – Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos.
A obra do novo campus foi retomada este ano após um acordo de cooperação internacional entre a Itaipu e a Unops, organismo da ONU especializado em infraestrutura. O projeto, considerado estratégico para a região, envolveu amplos estudos técnicos e a articulação entre Itaipu, Unila, Unops e Governo Federal. Como financiadora do projeto, a Binacional acompanha a aplicação dos recursos e os avanços da obra, que deve ser concluída em 2027. “O que estamos vendo é uma obra que ficou paralisada por tantos anos ser retomada com toda a força, o que nos sinaliza que o cronograma previsto será cumprido e a obra será entregue à sociedade”, avaliou o diretor Renato Sacramento. “Destaco o papel da Itaipu que desde o início foi a grande motivadora a incentivar essa obra”, disse.
A equipe percorreu vários pontos do canteiro de obras, como o edifício administrativo, a futura biblioteca, restaurante universitário e o prédio onde serão instaladas as salas de aula. A gerente executiva do Plano de Atualização Tecnológica da Itaipu, Renata de Biasi Tufaile, gostou da visita. “Foi interessante estar aqui porque pudemos conhecer um pouco mais sobre a gestão da obra e o projeto. Destaco principalmente a organização do canteiro, a preocupação com as questões de segurança e a execução coordenada das frentes de trabalho”, disse.
O Superintendente de Obras da Diretoria Técnica (SO.DT), Rogério Piccoli, voltou ao canteiro pela primeira vez após a retomada das obras. “Confesso que fiquei impressionado com o quanto já foi realizado em tão pouco tempo”, disse. “Chama a atenção a forma como a equipe da Unops conduz o gerenciamento do projeto, adotando algumas das melhores práticas internacionais, evidentes no planejamento detalhado, acompanhamento rigoroso de cronogramas, controle de qualidade e comunicação transparente entre os envolvidos. Certamente foi o início de um troca de experiências muito interessante, que levaremos adiante com novas visitas técnicas envolvendo nossas equipes de engenharia, gestão e fiscalização de obras”.
Estiveram presentes também na visita: o superintendente de Operação (OP.DT), Rodrigo Pimenta; o superintendente de Engenharia (EN.DT), Bruno Fontes; o gerente do departamento de Obras da Central (SOC.DT João Ricardo da Motta); o gerente da divisão de Gestão de Contratos (SOPG.DT), Gustavo Pavanato; o gerente do departamento de Engenharia Eletrônica e Eletromecânica (ENE.DT), Juliano Ricardo da Silva; Claudio Osako, da divisão de engenharia civil e arquitetura (ENCC.DT); o assessor de Planejamento e Coordenação (PC.TE), Dicesar Donato,; o assistente do diretor técnico executivo (AS.TE), Joni Madruga. Também acompanhou a visita do grupo Rogério Vicente, da divisão de Infraestrutura e Manutenção da Diretoria de Coordenação (ODMI.CD).



