Guarapuava: homem é apreendido com mais de 60 animais éxoticos ilegais

Serpentes e tartarugas de espécies exóticas seriam revendidos como animais de estimação

Na madrugada desta quinta-feira (28), por volta das 2 horas, a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem por tráfico de animais exóticos na BR 277 em Guarapuava. O ônibus fazia a linha de Buenos Aires para Rio de Janeiro.

A PRF realizava abordagem no bagageiro de um ônibus argentino e ao revistarem uma mala, encontraram diversos potes sem furos de ventilação e sacos com 49 filhotes de cobras da espécie Píton Ball, 20 tartarugas do Charco e um lagarto Rufensis, todos sem documentação. Os animais foram introduzidos irregularmente ao país.

O homem de 46 anos disse que foi até a Argentina comprar os animais, todos espécies exóticas, e que os levaria para São Paulo.

Os animais foram encaminhados ao Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) de Guarapuava, instalação da Universidade Estadual Centro Oeste (Unicentro). O local é fruto de parceria entre o Instituto Água e Terra (IAT) e a Unicentro, em que os animais silvestres são atendidos e encaminhados, com autorização do IAT, para a destinação adequada. 

No caso de animais nativos, a destinação adequada é o retorno ao habitat natural, caso estejam aptos. Para animais exóticos, a destinação adequada é cativeiro regularizado junto ao órgão ambiental.

O autor do crime foi preso e autuado administrativamente em R$ 16 mil por introduzir no País animal exótico sem licença ambiental. Em sequência encaminhado à Polícia Federal de Guarapuava (PR).

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail