Ratinho Júnior tem aprovação de 85,5% no Paraná, aponta pesquisa

Levantamento do Paraná Pesquisas mostra maioria avaliando o governo como bom ou ótimo enquanto crescem especulações sobre 2026

A mais recente pesquisa do Paraná Pesquisas revela que 85,5% dos eleitores paranaenses aprovam a gestão do governador Ratinho Júnior (PSD), enquanto 11,5% desaprovam e cerca de 3% não souberam ou não responderam. Ao avaliar o governo, 74,8% dos entrevistados consideraram a administração “boa” ou “ótima”, e 15,8% a classificaram como “regular”. O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de janeiro, com 1.300 entrevistados, margem de erro de 2,8 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Essa pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob número PR-08451/2026.

Bastidores dos cenários eleitorais
O calendário eleitoral de 2026 começou a antecipar movimentos nos bastidores políticos, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) passou a ser citado com frequência em conversas sobre uma possível reconfiguração do cenário nacional. Interlocutores próximos ao governo e lideranças partidárias avaliam que o mês de abril se tornou um ponto-chave diante da hipótese de o governador deixar o cargo para viabilizar uma candidatura ou atuação em nível federal, dentro do prazo legal de desincompatibilização.
As especulações ganharam força após declarações públicas do próprio governador, que passou a tratar o debate nacional como uma discussão de projetos, e não apenas de nomes.
Em coletiva recente, Ratinho Júnior afirmou que a política brasileira precisa superar disputas personalistas e se concentrar em propostas capazes de produzir resultados concretos para a população. “O problema do Brasil e da política do passado é só ficar olhando nomes. Eu quero olhar projeto. Daqui a pouco o projeto não é eu ser candidato, o projeto é apoiar alguém que possa aglutinar melhor um bom Brasil”, disse o governador.
O governador citou ainda a educação como exemplo de política pública que, segundo ele, carece de avanços no país. “O Brasil não tem conseguido dar um salto na educação, diferente do Paraná, que tem a melhor educação do Brasil. Quem vai ter a capacidade de liderar um novo projeto para o Brasil?”, questiona. Ratinho Júnior acrescenta que uma eventual decisão passa pelo partido. “Se meu nome for esse nome escolhido internamente, eu fico muito honrado e obviamente vou aceitar o desafio. Mas isso é uma coisa que tem que ser construída internamente”, pondera.
Depois de se posicionar abertamente como um pré-candidato à presidência, o governador do Paraná, Ratinho Junior, apareceu à frente do presidente Lula (PT) nas intenções de voto em um eventual segundo turno, segundo a nova pesquisa Apex/Futura, registrada no TSE sob o protocolo BR-08233/2026, divulgada dia 22. Ratinho tem 44,8% da preferência dos eleitores, contra 41,2% do petista.
Essa foi a quinta pesquisa seguida da Apex em que Ratinho Junior apareceu na frente de Lula. Mas agora ele aumentou a margem de votos de 42,4% que tinha em setembro para os atuais 44,8%.
Na avaliação do governador o ambiente de polarização tem afastado soluções práticas. “As pessoas não estão mais aguentando esse ambiente de briga política, que não está trazendo resultado nenhum para dona Maria. A dona Maria não está conseguindo melhorar sua vida,” acredita o governador.”