Telescópio James Webb mostra imagem inédita do ‘coração’ da Via Láctea

Os detalhes do centro da nossa galáxia foram revelados através do gás e da poeira e graças à tecnologia da NIRCam

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) revelou uma imagem surpreendente do centro denso da Via Láctea.

Nessa região inexplorada pelos astrônomos, conhecida como Sagitário C, localizada a 300 anos-luz do buraco negro supermassivo Sagitário A*, ocorre o nascimento de estrelas, apesar da intensa radiação das estrelas densamente compactadas.

Este berçário estelar testemunha o surgimento de aproximadamente 500 mil estrelas, desafiando a compreensão dos cientistas sobre como o nascimento de astros ocorre em um ambiente tão turbulento, impactado pelos “últimos suspiros” de estrelas falecidas.

A imagem, capturada em infravermelho, proporciona uma visão inédita e detalhada, com uma resolução e sensibilidade sem precedentes. A área retratada tem cerca de 50 anos-luz de extensão e está situada a aproximadamente 25 mil anos-luz da Terra, permitindo a análise de estrelas individuais.

Destaca-se um aglomerado de protoestrelas em estágios iniciais de formação, incluindo uma protoestrela massiva com mais de 30 vezes a massa do Sol. Estruturas em forma de agulhas dentro de hidrogênio ionizado também chamam a atenção, indicando condições de alta energia.

A densidade da nuvem onde as protoestrelas se formam cria uma ilusão de pouco aglomeramento, apesar de ser uma das áreas mais densamente compactadas na imagem, conforme explicado pela agência espacial NASA.