O grupo Quepe pesca esportiva de Quedas do Iguaçu em parceria com a prefeitura realizará o segundo Mutirão de limpeza no lago.
Na primeira edição do evento, que aconteceu em 2019, foram retiradas aproximadamente seis toneladas de lixo em poucas horas de serviço, e os principais resíduos recolhidos foram isopor, garrafas PET, sacolas plásticas, copos descartáveis e marmitas.
Para essa segunda edição do evento, os organizadores convocam a população para o sucesso da ação.
Quem quiser participar é só comparecer no próximo dia 28 de março a partir das 7 horas, o ponto de encontro será a prainha de Quedas do Iguaçu.
Conscientizar
A ação Promovida pelo Quepe, Associação de Pesca Esportiva de Quedas do Iguaçu, entidade sem fins lucrativos, visa conscientizar não apenas pescadores, mas também a sociedade em geral para o destino adequado do lixo que jogado nas ruas da cidade acabando nas galerias, chegando ao rio.
De acordo com o presidente da entidade, Édipo Rodrigues, o objetivo é criar uma consciência ecológica, observando interromper o processo onde o lixo produzido na cidade vai parar no lago. “Esse é primeiro passo para o evento, já contamos com diversos apoiadores, precisamos da colaboração para dar ajuda de custo no combustível das embarcações, almoço, luvas entre outros materiais, a administração municipal irá fazer a coleta e a intenção do evento é limpar o máximo possível de área”, destacou Rodrigues.
“A entidade tem como objetivo realizar a soltura de alevinos para o povoamento de nosso lago, o rio Iguaçu é cartão postal da cidade e com a ação de repovoamento as águas devem ganhar mais vida”, comentou.
Cuidados diários
O presidente Édipo Rodrigues afirma que o meio ambiente é uma área ampla e que os cuidados devem ser permanentes. “Da mesma forma que é necessário zelar pelas matas, fazer a correta destinação do lixo, também devemos cuidar dos nossos peixes para que no futuro nossos filhos e netos possam realizar a pesca esportiva”, assinala.
Édipo anunciou que terá premiação (troféu) para quem retirar o ‘lixo mais exótico’ e para o participante com maior volume recolhido.