33º Festival Canta Terra ocorre neste final semana

“A finalidade do evento é ressaltar a relevância da expressão musical e o anseio dos candidatados em exibir seu potencial artístico”, afirma o secretário de Cultura, Cristiano Hanel

Chopinzinho sediará neste final de semana o 33º Festival Canta Terra. O evento será entre os dias 19 e 21. As categorias desse ano são: gospel, popular e sertanejo. 19 pessoas já se inscreveram na categoria infantil de 8 a 11 anos e infanto juvenil de 12 a 15 anos, além de 42 participantes na categoria adulto.

O evento tem como objetivo ressaltar a relevância da expressão musical e o anseio de muitos em exibir seu potencial artístico.

Novidades

Conforme o secretário de Cultura, Cristiano Hanel. uma das novidades desta edição é a qualidade dos jurados. “Todos os avaliadores são profissionais, maestros, cantores de festivais e professores de técnica vocal, o que promete proporcionar avaliações minuciosas e construtivas para os candidatos. Essa é uma adição que vai enriquecer a experiência de todos os envolvidos”.

O secretário ainda enfatiza a nova divisão nas categorias. “Outra mudança importante é a divisão da categoria adulto em três estilos musicais: gospel, popular e sertanejo. Isso permitirá reconhecer talentos em diferentes gêneros musicais, respeitando a diversidade de talentos que a cidade possui. Serão oferecidos cinco prêmios em cada uma dessas categorias, reconhecendo a diversidade musical”, afirma.

Local do evento

O evento acontecerá no Splendore Centro de Eventos, com início às 19h30. “A expectativa é de que até 3 mil pessoas passem por noite, proporcionando uma experiência agradável para o público”, afirma Cristiano.

O secretário ainda enfatiza o papel da música na cidade. “Em Chopinzinho temos várias vertentes culturais, porém sem dúvida a música é a mais latente, com maior número de pessoas que se dedicam a esta arte. Temos vários profissionais no município que atuam profissionalmente como cantores de festivais. Também temos uma escola de música que é referência na região, na questão de aulas de técnica vocal. E para somar a estes fatos, foi implementado através da cultura, um projeto pelo Fundo da Criança e do Adolescente (FIA), captando recursos para pagar professores de técnica vocal, que vão até as escolas de nosso município, dar aulas e realizar ensaios, passando além da parte teórica, noções de como se comportar no palco, uso de microfone e outros detalhes que são muito importantes numa apresentação musical, pois nas artes, os detalhes é que fazem a diferença. Isso tudo faz com que nosso festival, apesar de ser apenas municipal, tenha um alto nível. Com certeza, isso atraí o público de todas as cidades vizinhas, além dos nossos cidadãos, que sempre nos prestigiam”, finaliza o secretário.