Do campo ao Selo Ouro no Prêmios Queijo Paraná, conheça a APROLEQ

Iniciada após uma capacitação em 2022, a associação composta por 24 famílias de pequenos produtores coleciona além de profissionalização, medalhas de reconhecimento

Iniciada em dezembro de 2022, após um curso de capacitação, um grupo de produtores de queijo e derivados de leite de Guarapuava e Laranjeiras do Sul, se juntaram para melhorar a qualidade dos seus produtos e buscar novos mercados. Orientados pelo IDR-PR, foi criada a Associação dos Produtores de Queijo e Derivados de Leite da Região Centro do Paraná (APROLEQ), que conta com 24 associados atualmente, muito conhecimento e medalhas.

História

Conforme a Economista Doméstica e Extensionista Rural do IDR Paraná e Emater, Daniela Ragazzon, os integrantes da associação trabalhavam com a produção de queijo há um tempo e a partir de uma capacitação, ampliaram os horizontes. “Através do IDR Paraná, a capacitação, realizada em Laranjeiras e Guarapuava, foi idealizada e executada junto de outros parceiros. Nesta formação, os produtores entenderam que para melhorar as atividades, seria interessante começar uma associação, e assim, a APROLEQ foi criada”, destaca Daniela.

O curso contou com a colaboração da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Ministério da Agricultura e Pecuária, Unicentro, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Centro Estadual de Educação Profissional, Cresol e prefeituras.

Foram realizados oito módulos presenciais que abordaram todos os aspectos da cadeia produtiva do queijo. Os participantes do curso tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a alimentação do rebanho, bem-estar animal, obtenção do leite de qualidade, regulamentação de agroindústrias, boas práticas de fabricação, organização rural e comercialização.

Objetivo

Segundo Daniela, o incentivo à organização dos produtores de forma associativa é uma das ações do instituto para melhorar a competitividade dos produtos da agricultura familiar. O Paraná é o segundo maior produtor de leite do País e a produção de queijos agrega valor para o produtor rural.  “Com as certificações adequadas, eles podem vender em outras regiões do Paraná e do Brasil. A criação da APROLEQ deve fomentar a produção de queijos e derivados de leite, incrementar o processo de inserção desses produtos no mercado, estimular o potencial turístico da mesorregião Centro, bem como formar representatividade para que os produtores tenham acesso a políticas públicas”, enfatiza.

Medalhas

Na última quinta-feira (01), aconteceu em Curitiba a primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná, que visa divulgar os queijos produzidos no Estado, de forma artesanal ou industrial, e fortalecer ainda mais a cadeia produtiva.
Conforme Daniela, vários associados da APROLEQ voltaram para casa com premiação. “Recebemos entre medalhas de bronze, prata, ouro e super ouro. Dos 323 queijos participantes, na categoria Super Ouro, apenas 10 são premiados e três são nossos. O destaque vai para Cantagalo e Nova Laranjeiras. As agroindústrias são um sucesso”, destaca.

“Com o resultado do concurso, os produtores percebem a importância do trabalho em grupo e da associação que luta pela regularização e a legislação onde possam comercializar seus produtos. Nosso futuro é baseado nessa busca pelo mercado, fazendo com que todos provem as delícias coloniais fabricadas pela APROLEQ”, finaliza, Daniela.