Equipes da Saúde já fizeram 750 atendimentos a vítimas do tornado

O atendimento inicial das vítimas está sendo feito em duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade de Laranjeiras do Sul. Os pacientes que precisam de transferências são encaminhados ao Hospital Universitário de Cascavel e ao Hospital Regional de Guarapuava

A força-tarefa montada entre hospitais de várias cidades do Paraná já contabiliza mais de 750 pessoas feridas atendidas até o início da tarde deste sábado (8), após o tornado que devastou a região Centro do Estado, atingindo principalmente o município de Rio Bonito do Iguaçu.

O socorro tem envolvido unidades hospitalares de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atua na linha de frente desde as primeiras horas da tragédia.


Rede hospitalar mobilizada

O atendimento inicial está sendo realizado em duas unidades hospitalares, uma UBS e uma faculdade de Laranjeiras do Sul, que foram adaptadas para acolher as vítimas. Os casos mais graves estão sendo transferidos para o Hospital Universitário de Cascavel e o Hospital Regional de Guarapuava.

Em uma das unidades de Laranjeiras, já foram feitos 448 atendimentos, com três cirurgias ortopédicas e uma geral. Deste total, 52 pacientes precisaram ser transferidos. No outro hospital, foram 136 atendimentos, incluindo crianças e gestantes, com cinco cirurgias realizadas.

Na UBS, 125 pessoas receberam cuidados médicos, e outros 18 atendimentos foram prestados na faculdade. Já o Samu contabiliza 48 ocorrências, entre socorros primários, transferências e regulação de leitos.

Mais de 30 ambulâncias das 5ª e 7ª Regionais de Saúde estão em operação, com 100 profissionais e voluntários atuando no atendimento. Os Pronto Atendimentos de Nova Laranjeiras, Cantagalo e Saudade do Iguaçu também estão de prontidão para receber vítimas.


Suporte logístico e envio de insumos

O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) enviou 1.000 unidades de soro 500 ml e 1.000 de ringer, reforçando o estoque das unidades de Laranjeiras do Sul. Além disso, municípios vizinhos também estão doando medicamentos e materiais hospitalares.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) despachou cerca de 10 mil unidades de 17 tipos de materiais, entre ataduras, seringas, compressas e agulhas, garantindo o suporte necessário aos hospitais que seguem em regime de emergência.


Vítimas e desaparecidos

O Governo do Estado confirmou seis mortes decorrentes das chuvas e do tornado. Cinco vítimas são de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava, na área rural. Em Rio Bonito, morreram três homens (49, 57 e 83 anos) e duas mulheres (14 e 47 anos). A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.

Há ainda uma pessoa desaparecida, mas o número pode aumentar conforme novas informações chegam às equipes. Mais de 50 bombeiros seguem atuando em buscas e resgates.


Apoio jurídico às famílias

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) começará neste domingo (9) o atendimento jurídico às famílias atingidas em Rio Bonito do Iguaçu e demais localidades afetadas. Equipes estão se deslocando à região, e o contato também pode ser feito pelo telefone (41) 9 9232-2977.