Carnaval terá 86% das praias e rios do Paraná próprios para banho

Instituto Água e Terra (IAT) divulga oitavo boletim de balneabilidade com dados positivos para os locais monitorados no Estado.

O Instituto Água e Terra (IAT) informou nesta sexta-feira (09) que, durante o feriado prolongado de Carnaval, 86% das praias e rios no Paraná estão classificados como próprios para banho, de acordo com o oitavo boletim de balneabilidade. Dos 66 locais monitorados no estado, 57 estão em condições adequadas para uso, apresentando um leve aumento em relação à semana anterior, quando o índice era de 85%.

Este último levantamento, correspondente à temporada 2023/2024 do Verão Maior Paraná, é o resultado das análises semanais iniciadas em 22 de dezembro. Em janeiro, o índice alcançou 91%, um dos mais altos do país.

Everton Souza, diretor-presidente do IAT, destaca que, apesar das chuvas intensas e algumas cheias na região, a balneabilidade das águas do estado nunca ficou abaixo de 80%. Ele enfatiza que, diante desse cenário, é possível garantir que as praias do Paraná estão entre as mais limpas do país.

No litoral, que é uma região bastante procurada por turistas nesta época do ano, 43 pontos foram considerados próprios para banho, incluindo a inclusão da bandeira azul no trecho em frente à Rua Alois Cicatka, na praia central de Guaratuba. O monitoramento do IAT alcança 49 localidades nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Paranaguá (Ilha do Mel).

Os seis locais impróprios estão na Ponta da Pita, em Antonina; no trecho de 250 metros à direita do trapiche da Praia de Encantadas, na Ilha do Mel; nos pontos das ruas São Luiz e Paraná, no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná; à esquerda do Rio Matinhos, no balneário de Flamingo, e na altura da Rua Alvorada, em Caiobá, ambos em Matinhos.

As demais localidades impróprias estão concentradas na foz dos rios que cortam o litoral, áreas que nunca são indicadas para banhos ou práticas esportivas. O IAT não realiza medições nessas áreas.

Nos balneários de água doce do interior, 14 dos 17 pontos avaliados foram considerados adequados (82%). Os balneários de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Helena, Itaipulândia, Missal e Marechal Cândido Rondon estão 100% próprios para banho. Na região Norte, o terminal turístico de Primeiro de Maio, no Rio Paranapanema, também apresenta bom índice de balneabilidade.

Ana Castela, Ivete Sangalo e Ludmilla fazem shows no Carnaval dos Sonhos em BH

Houve apenas uma alteração em relação ao boletim da semana anterior: um ponto em Santa Helena voltou a receber a bandeira azul, enquanto uma área em Entre Rios do Oeste passou a ser considerada inadequada para banhistas e esportistas.

Os boletins de balneabilidade foram disponibilizados semanalmente pelo IAT durante a temporada de verão, quando há maior fluxo de banhistas nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do instituto, em Curitiba. Ao longo desta temporada, foram emitidos oito boletins, entre dezembro e fevereiro.

O monitoramento das águas verifica a contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui aquático. Para isso, é utilizado o indicador Escherichia coli, uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos causadores de doenças.