Exame Nacional de Residência (Enare) permite cadastramento de instituições

O Enare permite o cadastramento de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos que ofereçam programas de residência médica ou em área profissional da saúde

Desde quarta-feira (20) até as 23h59 de 2 de agosto deste ano, as instituições de saúde de todos o Brasil vão poder aderir à edição 2022/2023 do Exame Nacional de Residência (Enare), feito pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O Enare permite o cadastramento de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos que ofereçam programas de residência médica ou em área profissional da saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional). Essas instituições devem ser reconhecidas pelo MEC e ter vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido. A adesão deve ser formalizada através de cadastro institucional e assinatura eletrônica do Termo de Adesão.

O objetivo do exame é otimizar a maneira de selecionar os residentes, ofertando benefícios para as instituições e candidatos. De acordo com o MEC, referente as duas primeiras edições, as instituições tiveram menos vagas ociosas, acabaram com os custos e a carga burocrática dos exames individuais e aumentaram a qualificação da seleção.

“Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras”, afirma a pasta em nota.

Este exame é muito parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em que o candidato obtêm a nota na especialidade escolhida depois das provas e usa para indicar onde quer atuar. O estudante poderá registrar o local preferível dentro do tempo imposto no sistema. A ocupação das vagas será determinada de acordo com as melhores notas. As vagas ociosas e a formação de cadastro serão preenchidas no sistema.

Edital

O edital de abertura do Enare será publicado em 15 de agosto. As inscrições estão previstas de 5 a 26 de setembro. O envio de documentação para análise acontece entre 15 de setembro e 5 de outubro. As provas devem acontecer em 6 de novembro e o resultado final pode ser divulgado no final deste ano ou no início de 2023, pois o período de matrícula dos aprovados está marcado de 10 de fevereiro de 2022 a 31 de março de 2023.

Histórico

Em 2020, a primeira edição do exame reuniu mais de 4,1 mil inscritos, que disputaram 304 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. No ano passado, a segunda edição contou com mais de 32 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 81 instituições em todo o Brasil.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail