Fevereiro roxo também chama a atenção para a saúde de cães idosos

A síndrome cognitiva atinge o cérebro dos animais e altera seu comportamento

O fevereiro roxo foi criado especialmente para falar sobre problemas de saúde como o Alzheimer e a leucemia, doenças que são comuns em seres humanos. Mas a data também chama a atenção para a saúde dos pets idosos, em especial para as neurodegenerativas, como a síndrome da disfunção cognitiva canina (SDCC).

Causas

O problema atinge o sistema nervoso central que acomete o cérebro dos animais idosos, causando uma série de alterações comportamentais, como mudança no aprendizado, à interação e a resposta a estímulos. Além disso, alguns estudos mostram que o distúrbio pode afetar a memória do cachorro.
Por acometer os cães idosos muitos tutores acabam achando normal e acabam dizendo que os animais se tornaram rabugentos, mas essas alterações são sinais de alguma anormalidade na saúde do animal. A SDCC é bem parecida com o Alzheimer humano e só acomete os idosos, vale alertar que o envelhecimento dos cachorros segue um ritmo diferente variando conforme o porte.

Comportamento dos animais

De acordo com veterinários os donos devem observar alguns pontos no comportamento do cão e caso haja alteração no sono, xixi e cocô em locais fora do comum, mudança de comportamento com o tutor, esquecimento de comandos aprendidos e principalmente a diminuição da orientação, fazendo com que o cão fique perdido pela casa é recomendado uma consulta com o especialista.

Os médicos ainda destacam que a doença não tem cura, porém existem tratamentos para retardar a síndrome e melhorar a qualidade de vida do cão.

“O tratamento é feito com mudanças na dieta e a introdução de uma suplementação nutricional com uso de vitaminas, antioxidantes, além disso o uso de fármacos específicos para a SDCC. O enriquecimento mental através do ambiente de convivência do animal também colabora com o tratamento e melhora a qualidade de vida ao animal”, finalizam.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail