Gel XEN45, será ele a nova esperança para pacientes com glaucoma?

Os fatores de risco para a doença são hereditariedade, diabetes, traumas oculares e idade superior a 40 anos

O glaucoma é uma doença que atinge diretamente o nervo óptico dos olhos e envolve de forma clara a perda de células da retina que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro, afeta milhões de pessoas e apresenta um desafio considerável para a comunidade médica, por ser a raiz de uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. Essa enfermidade em sua forma mais comum, chamada de glaucoma de ângulo aberto, responde por cerca de 80% dos casos e é caracterizado por um aumento na pressão ocular, causado por uma obstrução gradual na drenagem do humor aquoso, um líquido que circula dentro do olho.

Perdas e fatores

 Pessoas acima de 40 anos tem mais risco para a doença. O glaucoma causa uma perda progressiva do campo visual, começando geralmente pela visão periférica e, se não for tratado, pode levar à cegueira. Por isso, é essencial marcar consultas periódicas com o(a) oftalmologista, para que possa fazer um possível diagnóstico da doença o mais rápido possível.

Tipos e histórico

 Os principais fatores de risco para o glaucoma incluem a idade acima de 40 anos, histórico familiar da doença, raça negra, alto grau de miopia, uso prolongado de medicamentos à base de corticoide e histórico de trauma ocular.

A boa notícia é que o diagnóstico precoce e os avanços na medicina oftalmológica oferecem esperança para os pacientes. Consultas regulares com um oftalmologista são essenciais para identificar a doença o mais cedo possível. Quando diagnosticado, o tratamento pode envolver o uso de colírios para reduzir a produção de humor aquoso ou aumentar sua drenagem, bem como procedimentos a laser. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser recomendada, embora esta opção envolva incisões maiores, pontos e riscos significativos a curto e longo prazo.

Tratamento inovador

Neste ano, uma inovação chegou ao Brasil para tratar o glaucoma de forma menos invasiva. O Implante em Gel XEN®45, desenvolvido pela AbbVie, é um avanço notável que já tem obtido sucesso no exterior. Este implante, do tamanho de um cílio, cria um canal flexível e permanente que ajuda a drenar o fluido da parte anterior do olho, proporcionando alívio aos pacientes.

É indicado para casos em que outros tratamentos falharam e é inserido através de uma pequena incisão na córnea, tornando a cirurgia mais segura e com um tempo de recuperação significativamente menor. Além disso, a maioria dos pacientes tem a possibilidade de reduzir ou mesmo eliminar o uso de colírios, aliviando uma das principais preocupações dos portadores de glaucoma.

A mensagem central é clara: consultas oftalmológicas regulares são cruciais, e apenas um oftalmologista pode determinar o melhor tratamento para cada caso. A chegada do Implante oferece uma nova esperança para pacientes com a doença especialmente aqueles para os quais os tratamentos anteriores não foram eficazes. Porém não é adequado para pacientes com Glaucoma de ângulo fechado.