Hábitos que contribuem para uma longevidade saudável

A prática de atividade física contribui para manter-se produtivo na terceira idade

A expectativa de vida do brasileiro é de 75 anos em média. Porém, desde o século XIX a expectativa de vida cresce em escala geométrica. Desse modo, a saúde e hábitos de vida equilibrados são fundamentais para se ter uma longevidade saudável. Manter-se produtivo é muito importante para o corpo e a mente de quem já chegou à terceira idade.

O sedentarismo no idoso pode contribuir para a dependência e a limitação, prejudicando a qualidade de vida e a autonomia do indivíduo.

A prática de atividade física é um dos pontos principais para ter uma longevidade saudável.

A chamada medicina para a longevidade saudável nasceu nos Estados Unidos, em 1990. O objetivo deste movimento é proporcionar hábitos de vida com maior produtividade. Para chegar produtivamente aos 60, 70, 80 anos de idade é preciso cuidar da saúde e bem-estar

Beba água – procure se hidratar durante todo o dia

Medite – Pratique o silêncio. Respire calma e profundamente, faça de 10 a 20 respirações, com atenção plena, diariamente.

Sono – é importante ter um sono restaurador. Mais do que dormir muito, é manter uma boa qualidade de sono.

Tome chá – em uma pesquisa feita na China, com 100 médicos acima de 90 anos, chás antioxidantes fazem parte da dieta dos pesquisados. Todos estavam produtivamente cultivando hábitos como leitura, trabalho, exercícios e lazer.

Alimentação saudável – coma alimentos como frutas e verduras, evite enlatados e embutidos, assim como o excesso de frituras, farinha branca, sal e açúcar.

Movimente-se – movimento é vida. Portanto, mantenha um treino regular. Ande, corra, dance, pedale. Não fique parado. Faça aquilo que você tenha mais prazer.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail