Psicólogo de Laranjeiras, Antonio Carlos Schwab, fala sobre a importância do autoconhecimento e do equilíbrio emocional na construção psíquica masculina
Apesar da ausência de dados estatísticos específicos sobre a saúde mental masculina no Brasil, a realidade dos atendimentos clínicos aponta para uma demanda crescente por apoio psicológico entre todas as faixas etárias e gêneros. De acordo com profissionais como os Clínica Schwab, de Laranjeiras, a procura por atendimento psicológico tem se intensificado, revelando a urgência de maiores investimentos públicos no setor para garantir acesso a toda a população. Afim de esclarecer o tema, o Jornal Correio do Povo entrevistou o psicólogo de Laranjeiras, Antonio Carlos Schwab, para informar o seu leitor, em especial, a ala masculina devido o Dia do Homem, 15 de julho, celebrado na última terça-feira.
A importância de cuidar da mente
Falar sobre saúde mental é essencial porque, como destaca Antonio, “somos uma totalidade – corpo, mente e espírito – e precisamos manter essas dimensões em equilíbrio dinâmico”. Assim como buscamos um médico para cuidar do físico e líderes espirituais para o crescimento interior, é necessário recorrer ao psicólogo para promover o autoconhecimento e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida e harmonia nas relações.
Abordagem Junguiana como ferramenta de transformação
A Clínica Schwab adota a Psicologia Analítica Junguiana, uma abordagem que propõe um caminho de autoconhecimento baseado no conceito de Individuação – um processo de integração entre o ego e o eu interior, ou ‘centelha divina’, como define a teoria de Carl Gustav Jung.
O objetivo é levar o indivíduo a sair de um modo de vida impulsivo, reativo e instintivo, muitas vezes ligado a compulsões como tabagismo, uso de álcool e drogas, e buscar um estado de consciência mais expandido e conectado com a natureza e com seu papel no mundo.
Antes de iniciar essa jornada de Individuação, no entanto, é preciso estabilizar o paciente, trabalhando inicialmente a queixa principal apresentada. A partir desse ponto, o processo terapêutico pode evoluir para um mergulho mais profundo em si mesmo, promovendo transformação e equilíbrio emocional.
Um recado aos homens no seu dia
No Dia do Homem, comemorado nesta terça-feira (15), Antonio Schwab deixa uma mensagem e uma reflexão: “Parabéns a nós, homens, por essa condição humana, biológica e psicológica. Porém, é necessário um alerta e uma exortação àqueles que ainda agem de forma arcaica, especialmente no trato com as mulheres. Somos mais do que macho e fêmea no mundo animal — temos 1,4 kg de células neuronais, então que saibamos usá-las com sabedoria. Pensemos o bem e positivamente, sempre”.A mensagem reforça a importância de repensar atitudes e comportamentos à luz do conhecimento e da empatia, buscando sempre evolução e equilíbrio, não só por nós mesmos, mas também pelas relações que cultivamos ao longo da vida.