Secretaria Estadual de Saúde recomenda a volta do uso de máscaras no Paraná

A nova resolução pontua alguns critérios para a retomada do uso da proteção facial

Nesta segunda-feira (21), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), publicou uma nova nota na qual reforça o uso de máscaras faciais como formar de evitar o contágio do coronavírus no Paraná, que tem reacendido casos pelo estado. O documento traz detalhes sobre o uso de máscara como forma de acessório complementar em algumas cidades. Já em outras o uso se torna obrigatório.

A medida adotada é em âmbito estadual e cada cidade tem autonomia para contestar e seguir seus próprios decretos dentro da situação do vírus no município. A nota ainda reforça que a melhor e mais eficaz maneira de combater o vírus é a vacinação completa com todas as doses.

De acordo com o Sesa, pessoas que testaram positivo ou estão com suspeitas, devem obrigatoriamente usar máscara e permanecer em isolamento. Também se torna obrigatório para trabalhadores da saúde que tem contato direto com pacientes que testaram positivo para a Covid-19.

O uso recomendado de máscaras faciais são para usuários de transporte público coletivo, com o esquema vacinal em dia, pessoas com sintomas gripais, idosos, gestantes e puérperas, o mesmo vale para pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, e para pessoas que então em tratamento oncológicos, e aqueles que tem contato com essas pessoas.
Já o uso não recomendado é para crianças menores de 2 anos, com problemas respiratórios. O mesmo decreto vale para pessoas do espectro autista, e para pessoas que prestam assistência àqueles que dependem da leitura labial, como interpretes de libras.

Último boletim

Nessa segunda-feira (21) foram registrados 424 novos casos de Covid-19 no Paraná, e nenhum óbito, segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde.