Após mais de 3 anos de muito trabalho, reuniões, buscas de parcerias, relatórios de custos para buscar de recursos financeiros, finalmente, os 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto São José estão cadastrados na Central de Regulação para atendimento do Paraná. “A data de 25 de maio de 2020, vai ficar na história de Laranjeiras do Sul. Durante a pandemia ela será referência para a Covid-19, mas depois a UTI atenderá outros casos”, afirmou o prefeito em suas redes sociais.
A reabertura da UTI contou com empenho da prefeitura de Laranjeiras do Sul, prefeitos que fazem parte da Associação Intermunicipal de Saúde (Assiscop), que são Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Virmond e Marquinho, além do apoio da 5ª Regional de Saúde, Secretaria de Estado de Saúde (SESA) e da diretoria do Instituto São José.
Etapas
Os equipamentos foram adquiridos em 2018. Em 2019, o Instituto encaminhou solicitação de recursos à SESA, para fazer frente aos custos iniciais dos 10 leitos da UTI, tais como: compra dos medicamentos, do EPIs, dos materiais médicos hospitalares, insumos, dietas enterais, materiais de esterilização e limpeza, enxovais para os leitos: lençóis, travesseiros, edredons e contratação da Equipe Técnica de Trabalho para os Plantões.
Valores
Os custos de medicamentos, insumos, EPIs, manutenção e contratação de toda a Equipe Técnica para os Plantões dos 10 leitos da UTI, têm um valor considerável, chegando perto de R$ 410.000,00 mensais. Devido a isso o Instituto São Jose, continua na busca de recursos financeiros, para que os 10 leitos da UTI tenham continuidade após a pandemia COVID-19, atendendo os Municípios da ASSISCOP, oferecendo mais agilidade, segurança e resolutividade no atendimento aos pacientes em estado grave, tanto nesse momento de pandemia Covid-19, como a continuidade da UTI após o período da pandemia.
Quadro técnico
Para gerenciar a UTI, o Instituto São José contratou a empresa SMB Engenharia e Medicina de Curitiba, que ministrou Treinamento Técnico para os 40 profissionais que vão trabalhar na unidade. Foram dois dias de conhecimentos técnicos, através de aulas com Enfermeiros e Médicos intensivistas, com experiência de atendimentos a pacientes em leitos de UTI.
O Treinamento contou também com a presença do Médico Intensivista que vai atender na UTI do Instituto São José, Dr. Eder Pedraça, e o Médico Intensivista Responsável Técnico pela UTI, Dr. Thomas Markus D'Haese, orientando o manuseio dos equipamentos. O Treinamento teve também a participação do Enfermeiro Responsável Técnico da UTI, Rodrigo Vechi.