De acordo com a pesquisa, fatores emocionais e financeiro, provocados pela pandemia da Covid-19, foram responsáveis por isso. Um problema também apontado pelos jovens é o EaD, que mudou suas rotinas
A pesquisa "Juventude e Pandemia do Coronavírus" aponta que 49% dos jovens entrevistados cogitaram não realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O levantamento ouviu 33.688 jovens entre 15 a 29 anos de todo o Brasil. A pesquisa foi feita em conjunto pela Unesco, Conselho Nacional da Juventude (Conjur), Aliança em Movimento, e Fundação Roberto Marinho.
Os resultados revelam que a instabilidade financeira e emocional causada pela pandemia do coronavírus levaram à incerteza sobre a realização do exame. 28% dos entrevistados ainda cogitaram deixar a escola e 32% explica que não sentem falta um ambiente tranquilo para estudar em casa.
Os jovens responderam a um questionário online e foram perguntados sobre quatro temas: economia, saúde e bem-estar e educação. Em todos eles houve a presença de algum tipo de instabilidade.
Economia
De acordo com a pesquisa, ainda, grande parte desse resultado se deve aos problemas econômicos que estão sendo enfrentados por diversas famílias. Quatro em cada dez participantes indicam ter diminuído ou perdido sua renda. Cinco em cada dez mencionam que suas famílias tiveram essa redução.
A nova realidade faz com mais de 30% dos entrevistados buscassem alguma maneira de complementar a renda, o que acaba resultando com que o estudo fique, muitas vezes, em segundo plano.
Sete em cada dez participantes, ainda, disseram que seu estado emocional piorou por causa da pandemia e as dificuldades com ela enfrentadas.
Nova rotina
Além disso, desde março, as aulas presenciais estão suspensas em todo o país. Os jovens estão estudando a distância, com materiais impressos, ou aulas remotas pela TV, internet, e até rádio.
O Correio do Povo entrou em contato com alguns estudantes para compreender sua rotina e o que pensam sobre o novo método que teve que ser adotado. Giovanna Malherbi, que está no terceiro ano do ensino médio, explica que fará o Enem esse ano, apesar de não se sentir tão confiante.
“Nós nos sentimos muito prejudicados, principalmente porque o ensino a distância não traz toda uma preparação como o presencial. O aluno se sente inseguro e não consegue focar 100% e os professores também não conseguem dar seu máximo”, explica.
“Minha rotina de estudou mudou drasticamente. No começo do ano, antes da Covid-19, eu me sentia mais motivada, conseguia aprender mais e estava focada com o Enem e vestibulares. Agora eu me sinto desmotivada, parece que por mais que eu tente focar a aprender eu simplesmente não consigo. Acredito que todos os estudantes estão sentindo que este ano letivo foi perdido”, afirma.
Outra estudante entrevista, Kely Caroline, também do terceiro ano, relata que não irá fazer o Enem. “No meu ver não estou tendo o preparatório necessário pra isso, as aulas presenciais ajudam e incentivam muito, sem elas complica bastante”, diz.
O Enem 2020 ainda não tem uma data para ser realizado. Cerca de 6 milhões de alunos se inscreverem para a prova, segundo o governo.