Acidente com avião da Air India deixa 241 mortos em Ahmedabad; britânico é o único sobrevivente

Identificado como Vishwash Kumar Ramesh, passageiro sobreviveu à queda de aeronave que seguia para Londres; autoridades ainda investigam causas do acidente

Um avião da Air India caiu poucos segundos após decolar da cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia, deixando 241 mortos entre os 242 ocupantes a bordo. A tragédia ocorreu na manhã de quinta-feira (12) e mobilizou autoridades locais e equipes de resgate. O único sobrevivente, segundo informações divulgadas por veículos indianos e confirmadas pela companhia aérea, é Vishwash Kumar Ramesh, um cidadão britânico de origem indiana.

Ramesh foi encontrado com ferimentos leves, caminhando próximo aos destroços, com a camisa manchada de sangue. Ele foi levado ao Hospital Civil de Ahmedabad, onde permanece em observação. “Trinta segundos após a decolagem, houve um barulho alto e então o avião caiu. Tudo aconteceu muito rápido”, relatou à imprensa no hospital.

A aeronave tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, e transportava passageiros de nacionalidades indiana, britânica, canadense e portuguesa. Entre as vítimas estão estudantes e profissionais da saúde que estavam alojados no campus do BJ Medical College, atingido pelos destroços da aeronave.

Estado de saúde do sobrevivente

Segundo o médico Rajnish Patel, chefe de cirurgia do hospital onde Ramesh está internado, o estado de saúde do sobrevivente é estável e ele pode receber alta nos próximos dias. “Está confortável e sob rigorosa observação”, afirmou.

Informações divulgadas pela imprensa local indicam que Ramesh ocupava o assento 11A, localizado na fileira de saída de emergência, próximo à asa esquerda da aeronave. Especialistas em aviação classificaram a sobrevivência nesse ponto do avião como extremamente improvável.

A deputada britânica Shivani Raja, representante de Leicester East — cidade onde vive a família de Ramesh — afirmou que entrou em contato com os parentes e pediu respeito à privacidade deles. Segundo ela, o irmão de Ramesh também estava no voo, mas não resistiu.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades aeronáuticas indianas. A Air India declarou estar colaborando com as investigações e prestando assistência às famílias das vítimas.

Enquanto isso, o número de mortos pode aumentar, segundo médicos que participam das buscas nos escombros. Até o momento, três estudantes de medicina foram confirmados entre os mortos e outros 30 ficaram feridos no impacto.