Nova geração do poker paranaense desponta como uma das melhores do país

O poker paranaense já está consolidado como uma das principais forças do Brasil. Ao lado de São Paulo e Santa Catarina, nos últimos anos o Paraná conseguiu as maiores façanhas do esporte da mente do país. O melhor disso é que, se depender da nova geração de atletas, o estado seguirá no topo por muito tempo.

O Paraná é um celeiro de competidores profissionais dessa modalidade e isso ajuda a tornar o estado tão bom no esporte. Ser um profissional no poker exige características como disciplina, controle emocional e paciência e isso muitos paranaenses têm de sobra.

 

Geração jovem e já vencedora

No ano passado, o Paraná foi campeão pela primeira vez do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE), uma competição realizada anualmente desde 2013 que fomenta a participação de várias regiões na modalidade. Entre os sete participantes do Paraná, estavam alguns competidores da já vencedora nova geração paranaense.

Um deles é Alisson Piakazewicz, de 27 anos. Ele estava no time campeão do CBPE junto com atletas de renome como Thiago Crema, Dayane Kotoviezy, Pedro Grochocki, Marcos Brito, Leocir Carneiro e o capitão Daniel Almeida.

O paranaense é adepto ao poker profissional disputado na internet e ao vivo, tendo alcançado grandes feitos em ambas as versões.

 Nos feltros online, ele tem a alcunha de heyalisson e aparece entre os melhores do Estado segundo dados do site especializado Pocketfives. Inclusive, Alisson já chegou a figurar entre os 60 melhores do mundo no modo online (2017).

As primeiras aparições do competidor no poker ao vivo de grande porte começaram em 2015, quando o paranaense virou figura carimbada nas premiações das etapas do Campeonato Brasileiro de Poker (BSOP). Em pouco mais de quatro anos de poker frequente nas etapas ao vivo, ele já se colocou entre os 50 mais bem pagos da história do Brasil nesse esporte.

Além do sucesso no poker online e ao vivo em território nacional, Alisson também tem experiência internacional e já competiu entre os melhores do mundo em alguns eventos da World Series of Poker (WSOP), circuito considerado o campeonato mundial do esporte das cartas.

Em 2017, Alisson conquistou um dos grandes resultados da carreira quando foi campeão de uma etapa do BSOP e arrecadou quase R$ 200 mil em premiação.

Representa uma consolidação eu diria. Algo que faltava. Eu já ganhei torneio ao vivo anteriormente, mas esse tem um gosto mega especial, é o torneio mais difícil do Brasil, estou sem palavras. Se tivesse um torneio que tinha que colocar uma estrelinha do lado pra mostrar qual você quer ganhar, seria esse, com certeza absoluta, não só pelo dinheiro, mas por tudo que representa, afirmou Alisson em entrevista ao site SuperPoker.

Apesar de não ter feito parte da equipe campeã do último BSOP, o Paraná tem outro competidor jovem de muito destaque que está no grupo da nova geração. Se trata de Pedro Vinícius Garagnani, que atualmente ocupa o posto de melhor paranaense ranqueado no Pocketfives.

Pedro Vinícius também aparece entre os 10 melhores do país no poker online e já tem o status de grande competidor desse esporte.

O poker online é a especialidade desse representante de Curitiba, no entanto, ele também consegue boas atuações no poker ao vivo. No início deste ano, na primeira etapa do BSOP, Vinícius ficou em segundo em um torneio disputado na Argentina.

Com apenas 27 anos, o atleta já tem uma carreira consolidada no poker e o bom resultado na primeira etapa do BSOP pode ser o início de uma grande temporada do paranaense no poker ao vivo.

O excelente momento vivido por ele se reflete no poker online paranaense como um todo e segundo ranking do Pocketfives, atualmente sete atletas do estado figuram entre os 30 melhores do país.

 

Paranaense campeão da maior etapa do poker latino

Leocir Carneiro é outro que merece menção. Como o poker é um esporte da mente em que a idade não é um fator importante, o paranaense de 31 anos demorou um pouco para despontar entre os melhores do país, mas não falta tempo para se consolidar ainda mais.

No ano passado ele foi o grande campeão do BSOP Millions, etapa derradeira do BSOP e uma das mais disputadas. Na ocasião, Leocir precisou superar mais de 3.000 competidores para ficar com o maior título da carreira.

Leocir é um dos melhores do país no poker ao vivo (Divulgação)

 

Eu estava muito confiante, a minha fase é muito boa, tenho estudado muito, me preparado. Mas isso não basta. Estava muito confiante e são várias combinações para conquistar um título desse, afirmou o competidor após a conquista.

O título alavancou Leocir em um patamar enorme, visto que a etapa do BSOP Millions é vista como a mais importante do poker latino. Apesar de não ter conquistado o título do ranking geral do circuito (ficou com Saulo Sabioni), Leocir terminou 2018 como um dos grandes destaques do poker brasileiro.

Além de ser um dos mais competentes da atualidade no poker ao vivo, o competidor de Cascavel também brilha na modalidade online e atualmente se encontra entre os 70 melhores do país.

Para completar, ele vem ganhando muita experiência internacional nos últimos 12 vezes. Do ano passado pra cá, Leocir conseguiu boas atuações em torneios disputados nos Estados Unidos, na Argentina e mais recente nas Bahamas.

 

O futuro projeta ser ainda melhor

Não há dúvidas de que o poker paranaense é um dos grandes destaques nos esportes da região. Em 2017, o competidor Affif Prado, representante do Estado, foi o grande campeão do ranking geral do BSOP. No ano passado, os paranaenses conseguiram o inédito título do CBPE e nas últimas temporadas outras conquistas também inflaram o status do Paraná Brasil afora.

Do grande número de conquistas ao alto nível dos competidores veteranos e novatos que têm conquistado destaque, todos os fatores indicam que o poker da região terá um futuro ainda mais promissor pela frente.