Oito vereadores de Laranjeiras permanecem em seus partidos

O término do prazo de filiação para aqueles que almejam concorrer nas Eleições de 2024 vai até amanhã (6). Confira a lista completa de quem fica, quem sai e para onde vai na página 6

O prazo para os políticos trocarem de legenda sem infringir a fidelidade ao partido, por isso chamado janela partidária, encerra-se hoje (5). É um momento importante para candidatos a prefeito (a) e a vereador (a) que planejam concorrer às Eleições de 2024 por novas agremiações, especialmente cuidando a questão do voto de legenda, já que é por essa regra que muitas vezes um (a) vereador (a) mais votado (a) não se elege, enquanto outro (a) menos votado (a) será empossado (a).
As chapas de vereadores ficarão mais enxutas nestas eleições. Pela nova regra do TSE, a chapa completa precisa ter apenas um nome a mais do que o total de vagas. No caso da Câmara de Laranjeiras do Sul, por exemplo, serão 14 nomes no total, já que há 13 cadeiras em disputa.

Contexto de Laranjeiras
Em Laranjeiras do Sul, o cenário político está movimentado, refletindo as estratégias dos vereadores diante do período de realinhamento partidário. Pela apuração da nossa equipe de jornalismo, ao menos cinco vereadores pretendem ou já trocaram de partido.
O vereador e presidente da casa, Carlos Alberto Machado ‘Magrão’ optou por ficar no PRD. “Eu fui eleito em 2020 pelo PATRIOTA (PR). Mas em outubro de 2022, para superar as cláusulas de barreira da nova lei eleitoral, a cúpula do partido optou pela fusão com o Partido Trabalhista Brasileiro, criando o Partido Renovação Democrática. Na história dessa união, somos herdeiros políticos de nomes como os ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, assim como o ex-governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola e por isso decidi ficar, honrar e fortalecer esse legado”, disse Magrão. Confira a lista completa de quem sai, para onde vai e de quem fica em cada partido:

Quem troca e quem permanece no atual partido:

  • Vereador Rodrigo dos Santos Scheis, do PSD, está a definir o novo partido.
  • Vereador Jovanildo Viola ‘Juvinha’, sai do PSD está a definir o novo partido.
  • Vereador Ivaldonir Panatto ‘Bronca’, do PSL para o PSD.
  • Vereador Ney Becker, do PSL para o PRD.
  • Vereador Ademilson Moraes ‘Bico’, do Podemos para o Cidadania.
  • Vereador Valmir Trindade ´Sete´ permanece no Podemos
  • Vereador Halisson Gavan permanece no Cidadania.
  • Vereadora Valeide Scarpari Lascoski permanece no PSD.
  • Vereador Tarso Campigotto permanece no PT.
  • Vereador Antônio Joel Demétrio permanece no Avante.
  • Vereador Carlos Alberto Machado ‘Magrão’ permanece no PRD.
  • Vereador Darci Massuqueto permanece no PRD.
  • Vereador Valdecir Roque Giordani ‘Sorto’ permanece no Podemos.

Prazo para filiação partidária
Além do encerramento da janela partidária, vale citar o término do prazo de filiação para aqueles que almejam concorrer nas Eleições de 2024, mas que não se enquadram na janela partidária, ou seja, podem se filiar até amanhã (06).

Processo de filiação
Para aqueles que desejam filiar-se a um partido político, é necessário regularidade junto à Justiça Eleitoral. O procedimento é realizado por meio do Sistema de Filiação Partidária (Filia), com emissão de certidão para confirmação da filiação.
A filiação partidária, requisito essencial para candidaturas, requer nacionalidade brasileira, alistamento eleitoral, domicílio na localidade de candidatura e idade mínima conforme cargo pretendido.