Corpo do indigenista Bruno Pereira foi velado e cremado em Recife

Lideranças indígenas prestaram homenagens junto aos parentes e amigos

Aconteceu ontem (24) o velório aberto ao público do indigenista Bruno Araújo Pereira, em Paulista, região metropolitana do Recife (PE). Seu corpo foi cremado durante cerimônia com a presença de parentes e alguns amigos.

Bandeiras de Pernambuco, do time de futebol Sport que Bruno torcia e uma foto sua cobriram o caixão. Representantes de movimentos indígenas e sociais também prestaram suas homenagens junto a família do ex-coordenador-geral de Índios Isolados e Recém Contatados da Fundação Nacional do Índio (Funai), que foi assassinado no início deste mês em Vale do Javari, na Amazônia.

A fim de prestar tributo a Bruno um grupo de índios da etnia Xukuru viajaram cerca de 200 quilômetros vindos de Pesqueira (PE). Em meio a cânticos e discursos eles destacaram Bruno como um “ser encantado”, um protetor da causa dos indígenas.

A dedicação de Bruno também recebeu homenagens com 350 mensagens enviadas ao site do Cemitério e Crematório Morada da Paz até as 10 horas de ontem. As mensagens destacavam a dedicação do indigenista com a proteção dos indígenas e da Amazônia.

No início do mês, Bruno e o jornalista britânico Dom Phillips foram mortos quando viajavam de barco na região do Vale do Javari, na fronteira com o Peru e a Colômbia, onde se localiza a Terra Indígena Vale do Javari, segunda maior do Brasil, com mais de 8,5 milhões de hectares, é também onde existe o maior índice de indígenas isolados ou que recentemente entraram em contato com o mundo.

Segundo os relatos, os dois iam da comunidade ribeirinha de São Rafael para a cidade de Atalaia do Norte (AM) para se encontrarem com lideranças indígenas e comunidades ribeirinhas.

Os corpos foram encontrados dez dias depois, enterrados na mata fechada a três quilômetros da calha do Rio Itacoaí. Após os exames periciais realizados na quarta-feira (22) os corpos foram entregues para as suas famílias na quinta-feira (23). O funeral do jornalista Dom Phillips está marcado para domingo (26), a partir das 9 horas, em Niterói (RJ).

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail