Empreenda sem medo! Sete dicas para facilitar a vida do empreendedor autônomo

Pesquisa e plano de negócios são essenciais para começar o seu empreendimento

O sonho de muitas pessoas é ter o seu próprio negócio. O domínio da rotina e organização são os principais motivos que levam alguém a almejar um empreendimento autônomo.

Existem riscos e dificuldades, que precisam ser superados se você quer mesmo dar o pontapé inicial na sua iniciativa.

Para te ajudar selecionamos algumas dicas, essenciais para orientar os seus passos e sua visão de carreira com mais segurança.

Mercado de atuação

Você é um empreendedor, estude e analise o segmento em que atuará. Pensar em nisso vai ajudá-lo a montar o modelo de negócio ideal, pautado nas características e dinâmicas próprias do seu mercado de atuação.

Esse deve ser o seu primeiro passo, pois irá orientá-lo na tomada de decisões e até a buscar as melhores soluções no processo de estruturação do seu empreendimento.

Os pontos principais a serem analisados devem ser: como funciona o gerenciamento e comercialização de produtos e serviços, qual o canal de venda (vá pensando em métodos de venda também); estrutura de custos; preço de venda; a partir disso, não tenha limites para os questionamentos.

Lembre-se, quanto mais você souber, mais possibilidade para ter aquela segurança fundamental na criação de seu negócio.

Plano de negócios

Ter um é essencial. Em qualquer negócio, não importando área de atuação ou porte, é necessário ter um planejamento para obter bons resultados.

Um plano de negócios é a base sobre a qual você irá se apoiar para construir o empreendimento. Para isso dar certo, coloque as ideias no papel, detalhando o funcionamento do negócio, produtos, serviços, custos, projeção de fluxo de caixa, análise de viabilidade econômica e financeira.

Se achar que precisa, pesquise modelos de planos de negócios. Você tem que adotar o formato que melhor se adapte com gosto e realidade.

Clientes e credibilidade

Todo início de um empreendimento requer paciência. Os resultados começam a aparecer depois de muito esforço na busca de clientes e na construção da credibilização de seu negócio.

Para tornar isso possível, prepare-se, tenha uma boa reserva financeira, porque sua empresa vai necessitar enquanto não gera recursos imediatos.

Mas você vai ver que todo este processo logo vai compensar. Tenha em mente que um negócio não gera lucro sozinho.

Internet ao seu favor

Atualmente, não importa em que área, a internet uma ferramenta muito útil para divulgação de seu negócio.

Além de ser um meio extremamente acessível e barato (no sentido de que você não precisará gastar com papel e compra de anúncios), as divulgações na web podem ser utilizadas gratuitamente.

A pesquisa também é indispensável nesta etapa. Você precisa saber como funciona os meios pagos, métodos gratuitos de divulgação. Explore ao máximo do que as redes sociais podem oferecer.

Relacionamento com clientes

É mais que óbvio que a relação com seus clientes é o que vai manter o negócio andando. Tenha sempre um contato direto com eles, tirando dúvidas e mostrando as vagens de seu produto ou serviço.

Convença-os, acolha e mantenha ao alcance do seu negócio. O telefone, e-mail, sites, perfis em rede social e o atendimento via WhatsApp auxiliam nessa proximidade.

Controle suas ações

Assim como o plano de negócios, explorado no primeiro item desta lista, monitore suas ações de empreendimento.

O mundo dos negócios muda constantemente, alguns segmentos mais que outros. Avalie seu plano de ação: está funcionando, atraindo clientes, agradando?

Fortaleça suas metas, atualize-as. Faça novas se necessário, corrija os rumos que está tomando.

Pense no futuro

Ao ler a dica anterior, você pode pensar em como direcionar da forma certas suas decisões.

Desde o início da construção de uma empresa o ideal é pensar grande. O mesmo pensamento deve permanecer a cada nova etapa da construção do seu empreendimento.

Pensar é se organizar. Tenha planejamento para atingir os resultados que deseja. Construa uma base de informações e técnicas. Defina as estratégias para alcançar o crescimento desejado e o que melhor se adapta ao seu investimento.