Governador sanciona lei que formaliza o Cosud, consórcio que reúne estados do Sul e Sudeste

“Nossos estados concentram a maior parte da população brasileira e também uma boa fatia do PIB nacional. Por isso, é importante estarmos unidos nas discussões que envolvem os interesses regionais. Ter o consórcio formalizado nos dá mais força para apresentar as nossas demandas à União”, disse o governador Ratinho Jr

Na última sexta-feira (7), o Paraná formalizou, por lei, sua participação no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne os sete estados das duas regiões. O projeto de lei de autoria do Executivo foi encaminhado à Assembleia Legislativa do mês passado e é um passo necessário para a constituição do consórcio, que é coordenado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A lei foi aprovado pelos deputados estaduais e sancionado por Ratinho Junior.

Sobre a Cosud

O Cosud fortalece o papel dos estados do Sul e Sudeste perante a União, além de trazer benefícios para a gestão pública dos estados-membros. “Nossos estados concentram a maior parte da população brasileira e também uma boa fatia do PIB nacional. Por isso, é importante estarmos unidos nas discussões que envolvem os interesses regionais. Ter o consórcio formalizado nos dá mais força para apresentar as nossas demandas à União”, disse Ratinho Junior.

A instância do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) teve um papel significativo nas discussões sobre a reforma tributária que foi aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados. A articulação entre os governadores e as bancadas federais dos estados que fazem parte do Cosud e do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) resultou em um texto que possibilitou uma composição mais equitativa do Conselho Federativo, considerando a proporcionalidade da população.