Há 15 anos na apicultura, produtor recebe selo de qualidade do Ministério da Agricultura
Valmir Senhorin é o primeiro candoiano a conquistar este feito. “Realizei meu sonho. Hoje tenho mais de 150 apiários e tornei meu lazer em fonte de renda”, diz
O apicultor de Candói, Valmir Senhorin, que há mais de 15 anos se dedica à cultura meleira, conquistou um marco histórico. Ele recebeu o selo de registro qualitativo do Ministério da Agricultura.
Com o apoio da prefeitura e através da certificação do Entreposto Capital do Mel, em Prudentópolis, Valmir é o primeiro apicultor do município a obter o selo do Sistema Federal de Inspeção (SIF), atestando a qualidade e segurança do mel produzido na região.
“Hoje possuo mais de 150 apiários. Do lazer, encontrei uma forma de aproveitar o tempo e buscar uma renda extra. Com amor e dedicação, hoje possuo o selo”, destaca o produtor.
Atestado de qualidade
O processo de certificação foi possibilitado graças à organização da Associação dos Apicultores de Candói (Apican), fundada no início deste ano, que objetiva buscar soluções para aumentar a produção e as vendas dos apicultores locais.
Em abril, alguns produtores encaminharam amostras do mel de seus apiários para análise em Prudentópolis, conhecida por ser um centro tradicional de produção de mel. Recentemente, os resultados confirmaram a qualidade do mel candoiano, impulsionando o sonho de Valmir Senhorin em obter a certificação do SIF.
Com o selo do Ministério da Agricultura, o produto pode ser comercializado em todo o território nacional, abrindo novas oportunidades de mercado para o produtor rural.
Valmir comemora a realização de seu sonho e agradece o apoio fundamental oferecido pela prefeitura em todo o processo de certificação. “Meu mel está hoje nos melhores comércios de Candói. Agradeço demais o apoio que recebemos em todo o processo de certificação”, afirmou Valmir, que também é vice-presidente da Apican.”Todo mundo ganha com a certificação, pois representa mais produção, mais vendas, mais impostos e mais saúde. Experimentem meu produto. Além da ótima qualidade, leva à mesa meu trabalho diário”, completa o produtor.
Os produtos de Valmir podem ser encontrados no comércio de Candói, Foz do Jordão e Cantagalo. A expectativa dele é ampliar a produção e comercializar em todo o estado. “Vamos aos poucos. Trabalharemos para alavancar a produção”, destaca.
Visita ao gabinete
Em um gesto de agradecimento, Valmir visitou o prefeito Dino Goldoni (PSC), nesta semana, para agradecer o apoio oferecido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e Pecuária. Os secretários Jonilson Araújo e Gilvan Czarnieski reafirmaram o compromisso de apoio contínuo aos apicultores locais.
Jonilson Araújo, secretário de Desenvolvimento, ressalta a importância da certificação para a economia do município. “A partir de agora, o mel produzido em Candói poderá ser comercializado em todo o território nacional, aumentando as oportunidades de negócio para os apicultores locais. O fortalecimento da economia local e renda familia é resultado do trabalho exímio que Valmir desempenha”, afirma.
Gilvan Czarnieski, secretário de Agricultura e Pecuária, destaca a perspectiva de uma produção em grande escala. “Essa conquista possibilitará a certificação por meio de uma cooperativa dos apicultores do próprio município. Estamos caminhando para isso”, diz Gilvan.
Conforme o prefeito, o apoio da prefeitura, a determinação dos apicultores e a conquista do selo de certificação do Ministério da Agricultura, representam um importante passo para a valorização dos produtos locais, impulsionando a economia de Candói e fortalecendo a atividade apícola no município. “A expectativa é que essa conquista seja o ponto de partida para novas oportunidades de mercado e crescimento para os apicultores da região”, finaliza Dino.
Os produtos de Valmir podem ser encontrados no comércio de Candói, Foz do Jordão