IDR-PR aplica curso com método Kaizen “5S” para propriedades e empresas rurais

Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná e agricultores, durante a ministração do curso

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), escritório de Espigão Alto do Iguaçu encerrou recentemente o curso que aplica o método Kaizen, em propriedades e empresas rurais.

O técnico que ministrou a instrução, representa o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR), e aplicou metodologias desenvolvidas, que consiste na eliminação de desperdícios, organização e limpeza do ambiente de trabalho utilizando soluções simples e criativas por meio da formação de grupos com diversas funções e níveis hierárquicos na empresa.

De acordo com o gerente do IDR local, Alcindo Penso, o método Kaizen tem como princípio a melhoria contínua dos processos, seja no trabalho, em casa ou na sociedade, gerando melhorias tanto profissional quanto pessoal, e que não são limitadas a áreas específicas, ou seja, todos os locais, processos e atitudes podem ser melhorados constantemente e continuamente, sendo assim, é uma metodologia aplicável em todos os aspectos, inclusive em propriedades e empresas rurais.

Método

Na aplicação das técnicas o instrutor do SENAR, Albertino da Silva Holek visitou algumas propriedades no interior do município, dando dicas e orientações técnicas.

Segundo ele o método Kaizen, também conhecido como “5S”, é um método de origem japonesa com o objetivo de reduzir desperdícios e aumentar a produtividade no meio em que é aplicado. A metodologia aplicada na capacitação se baseia na implantação de cinco etapas: senso de utilização, senso de ordenação, sendo de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina.

Durante o curso de 40 horas do SENAR, são realizadas aulas teóricas em grupo e visitas individuais em cada propriedade, em que o instrutor dá suporte aos participantes para implantarem as etapas do 5S, com planos de ação adaptados para a realidade das atividades de cada um.

O curso contou com apoio da prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu e da Cooperativa de Créditos Sicredi.