No sétimo ano de mandato, ela reflete sobre o papel da mulher na política, as obras, seu estilo de gestão e as parcerias
No mês de março é ainda mais importante dar visibilidade ao trabalho feminino em todos os setores. Afinal, foi uma luta árdua e longa para garantir esses direitos. Trazemos nesta edição uma entrevista com a prefeita Mari Terezinha da Silva, de Goioxim. Nascida em Chopinzinho-Pr, a professora de Português é uma das duas únicas mulheres a ocupar o mais alto posto nos municípios da região da Cantu.
JORNAL CORREIO DO POVO DO PARANÁ: Prefeita Mari, você tem ganhado fama na região de ser uma prefeita ‘obreira’, isto é, que faz muitas obras. Você costuma acompanhar de perto e fazer visitas aos canteiros de obras. Esta é sua política de trabalho mesmo? Sempre conferir o que que está sendo feito? Ou viu essa necessidade no poder público?
PREFEITA PROFESSORA MARI TEREZINHA: Então, é o meu dinamismo, confesso pra você que a gente acaba assim… tendo tanta empolgação, tanto entusiasmo de ver a diferença, de ver o novo, de ver o resultado, de ver as coisas deslanchando que dou extrema atenção à como está sendo usado o recurso público.
Eu sou assim, eu gosto de estar in loco, em todos os momentos, em todos os lugares. Eu me faço presente porque a população vendo que a prefeita se esforça, que tem interesse, também motiva a equipe de trabalho, seja em qualquer setor ou área. Temos o apoio dos deputados. Sou assim por gostar mesmo. Eu amo o que faço. Estou no sétimo ano de mandato por conta da reeleição, mas ainda não me cansei. O anseio é grande de continuar e ver a transformação. Avançamos, mas há muitas melhorias ainda por fazer.
JORNAL CORREIO: Prefeita, vamos falar do seu início de carreira na política. Você ficou viúva muito jovem. Seu marido o prefeito Narciso Antonio Cecchin foi eleito em 2004 e faleceu em 2006. E desde 2017 você assumiu essa cadeira. Como
é ser uma mulher na política, hoje em dia?
PREFEITA MARI: Então, a mulher vem tendo o seu espaço. É uma questão assim muito própria das mulheres, sabe? É aquela história, mulher deve apoiar mulher, mulher incentiva mulher. Mas, ainda a gente percebe que existe aquele receio, ou seja, aquela “entre aspas acomodação”. Porque nós poderíamos ser ainda muito mais pra frente. Tem aquele ditado que diz: a mulher pode estar aonde ela quiser. Eu vou falar da minha pessoa.
A Mari, mãe, criando três filhos, cuidando do trabalho, cuidando das coisas pessoais, só via aquele foco. Mas as pessoas da sociedade goioxinhense me viam com um potencial diferenciado e que, na época, acabaram me incentivando. Assim eu acabei adentrando no mundo político. Aquilo me motivou a realmente ver como uma missão que eu estava recebendo. E por ser uma missão eu via que foi Deus que colocou no povo aquela decisão de que a Mari tinha que fazer a gestão do Goioxim. E eu faço com carinho, eu faço com amor, eu faço com todo o respeito do mundo o trabalho. E busco sempre fazer mais.
Então, a questão da política na minha vida… caiu de paraquedas. Mas eu utilizei esse paraquedas para fazer as coisas acontecerem. Claro que o mérito não é somente da prefeita Mari, é um conjunto. É a equipe eficiente que eu tenho, secretariados, equipe técnica, funcionários públicos. Todos dão sua contribuição. Cada um no seu setor coloca um tijolo.
JORNAL CORREIO: E como está a relação com a Câmara Municipal?
PREFEITA MARI: Graças a Deus nesses sete anos, contando o primeiro mandato e agora no terceiro ano da reeleição, temos tido uma parceria com a Câmara. Tem aquela questão de definição, no momento de eleição da mesa diretiva. Mas passou a eleição todo mundo fica alinhado por um único objetivo, sabe? Confesso que eu só tenho a elogiar. Que está como está exatamente por ter uma mudança, uma transformação ocorrida na questão de como é pensar a política, de como trabalhar a política, de todo mundo empenhado na questão de construção do município, da infraestrutura, da melhoria e a questão de melhor condição de vida para a população. É esse o meu pensamento e é esse o pensamento que eu vejo nos vereadores.
JORNAL CORREIO: Prefeita, pra fazer um resumo rápido, o que que você destacaria da sua gestão, ao longo destes anos? Quais as principais obras e melhorias que você conseguiu proporcionar para Goioxim?
PREFEITA MARI: Nossa é muita, mas muita coisa mesmo. Hoje, mesmo, na parte da manhã, recebi um rapaz do Cantagalo que veio visitar o Goioxim. E ele falou: prefeita você está de parabéns, porque a transformação é visível em todas as áreas, em todos os setores. Confesso pra você que tudo foi muito importante e está sendo e vai continuar nesse ritmo até dia 31 de dezembro de 2024. Porque o anseio de trabalhar por esse lugar, de fazer as coisas acontecerem, de mudar a realidade, continua grande. Quero ver meu povo feliz e com melhor condição de vida. É isso que me motiva como prefeita, como pessoa também, porque eu também sou uma cidadã, sou uma munícipe, eu vou sair daqui [da prefeitura] e vou continuar uma munícipe. Então, eu destacaria as obras. Pavimentações asfáltica, ciclovia, iluminação pública no geral, o novo portal da cidade, que veio para identificar o município. Eu só tenho a agradecer e dizer a Deus, muito obrigada. Até aqui tem sido uma missão intensa, que me orgulho de estar cumprindo. Seja homem ou mulher, o dever do político é servir a população.