Primeiro cinema movido a energia solar chega a Campo Bonito

O CineSolarzinho, uma parceria com o Sicredi, exibe curtas-metragens infantojuvenis, com entrada gratuita e distribuição de pipoca

A experiência do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Campo Bonito-PR,com atividades culturais gratuitas para a população. Com patrocínio do Sicredi e apoio da prefeitura, na sexta-feira (15), a partir das 19 horas, na praça da Igreja da Matriz, serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis que abordam temáticas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura.

O Circuito Sicredi acontece de agosto a dezembro, em 37 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, serão promovidos 23 encontros da ‘Oficinema Solar’ com estudantes.

Cultura

Nós acreditamos que a arte e a cultura unem e aproximam as pessoas. Que momento gratificante para nós do Sicredi e para Campo Bonito receber um cinema ao ar livre, abordando temáticas voltadas à sustentabilidade, coletividade, solidariedade e cooperativismo. “Tenho certeza de que teremos um dia incrível, mesmo porque promover o desenvolvimento das comunidades é um dos princípios do Sicredi e do cooperativismo” afirma o presidente  Orlando Muffato.

 “Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais, diz coordenadora e idealizadora do CineSolar Cynthia Alario”.

O furgão do ‘CineSolar’, é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento que garante 20 horas de autonomia e funcionamento, de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura.

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolarzinho também colabora na difusão de ações em conjunto com a ‘Unesco’, e cumpre 10 dos 17 ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal de Campo Bonito, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

Programação

1ª Sessão

  • Nós e o meio ambiente, Nana & Nilo na Cidade Verde
  • O Papagaio e a Pipa
  • O menino Leão e a menina Coruja
  • Tainá e a chuva
  • Batchan

2ª Sessão

  • Fábula de Vó Ita
  • Lé com cré
  • Dela
  • Nap
  • Dia das Nações

Sobre o CineSolar

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável a energia solar. Em dez anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 ‘oficinemas’ que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, com a linguagem audiovisual. Quase 600 cidades do país, de 23 estados e do Distrito Federal, já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas. No Paraná, as cidades de São João e São João do Triunfo também receberão o projeto

O projeto conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura. Os furgões foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 120 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além disso, já geramos mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada).

O programa é uma parceria do Sicredi com a Mercedes-Benz, Vans Brasil, Clarios, Freedom Estacionária, EnergySeg Engenharia e as marcas Biowash e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar, 219 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça-SP), sendo que em 2023 uma árvore será plantada a cada 10 sessões realizadas.

A iniciativa integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.