Tudo o que você precisa saber sobre a erva de gato

Alguns gatos podem se tornar mais agitados e excitádos, enquanto outros podem ficar mais calmos e relaxados

A erva de gato pode ser uma forma divertida e segura de estimular o comportamento saudável em gatos, mas é importante monitorar a quantidade fornecida e o comportamento do animal.

A erva de gato, também conhecida como catnip, é uma planta pertencente à família da hortelã. É amplamente conhecida por suas propriedades estimulantes em gatos. O composto ativo na erva de gato é o nepetalactona, que é liberado quando a planta é mordida ou esfregada.

Efeitos

Os efeitos da erva variam de gato para gato, mas geralmente incluem comportamentos como rolar, brincar, lamber e morder a planta. Alguns gatos podem se tornar mais agitados e excitádos, enquanto outros podem ficar mais calmos e relaxados. A duração dos efeitos varia de alguns minutos a meia hora.

Segundo Diogo Tadioto, dono do Berry (gato na foto), a catnip torna o gato mais feliz. “Ela muda o temperamento do Berry, por ele ser um gato mais estressado a erva torna ele mais feliz, mais agitado, brinca, corre, ela acaba fazendo ele se exercitar mais”, afirma Diogo.

Tadioto ainda exalta que a erva de gato melhora o sono do Berry, pois como ele gasta mais energia brincando, correndo, ele acaba bebendo mais água, e melhorando o seu descanso.

É toxica?

A erva de gato não é tóxica para gatos e geralmente não causa mal algum. No entanto, se a planta for consumida em grandes quantidades, pode causar náusea e diarreia. Além disso, algumas fontes sugerem que a exposição excessiva à erva de gato pode levar a uma perda de sensibilidade aos efeitos do nepetalactona.

Em termos de indicação de consumo, a erva de gato pode ser usada como um estímulo positivo para gatos, incentivando o comportamento saudável e brincalhão. No entanto, é importante ter cuidado com a quantidade fornecida e monitorar o comportamento do gato para garantir que não haja reações negativas.

Contra-indicações

De acordo com o médico veterinário Maicon Antonio Menegas, não há contra-indicações conhecidas para o uso da erva de gato em animais saudáveis. É importante lembrar que nem todos os gatos são afetados pela erva e que a resposta pode mudar com o tempo. Além disso, gatos com condições médicas preexistentes ou que sejam alérgicos a plantas podem ter reações negativas à catnip.

Efeitos em humanos

A erva de gato não tem efeitos significativos em humanos. Algumas pessoas podem até ter reações alérgicas à planta, como coceira na pele ou problemas respiratórios, mas essas reações são raras. A maioria das pessoas pode manipular e estar perto da erva de gato sem efeitos negativos.

Em geral, a erva de gato é usada para estimular o comportamento saudável em gatos e não é destinada ao consumo humanos.