Zelensky sobre encontro com Amorim: Único plano de paz possível é o ucraniano

Presidente ucraniano se reuniu com Celso Amorim em Kiev na quarta-feira (10). Brasil quer mediar acordo de paz entre Rússia e Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, destacou em uma declaração nesta quinta-feira (11), que enfatizou ao assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim, que a única solução de paz viável para encerrar a guerra em seu país é através de negociações lideradas pela Ucrânia.

Zelensky e Amorim se encontraram em Kiev, na quarta-feira (10), durante o encontro, o líder ucraniano expressou seu desejo de receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em seu país, reiterando sua intenção de continuar o diálogo com o governo brasileiro.

Enquanto Lula manifesta seu interesse em atuar como mediador de um diálogo entre Rússia e Ucrânia, com um plano de paz específico, Zelensky afirma que não negociará com Moscou enquanto Vladimir Putin, estiver no cargo de presidente russo.

O presidente ucraniano exige um cessar-fogo imediato como condição para qualquer negociação. Além disso, o presidente chinês, Xi Jinping, também expressou sua disposição em mediar as negociações de paz entre os dois países. Em uma conversa telefônica ocorrida no final de abril, Xi Jinping apresentou sua proposta ao presidente Zelensky.

Após o pronunciamento de Zelensky, Celso Amorim comentou que o trabalho atual se concentra na construção de confiança para manter um diálogo vivo sobre a paz.