Sicredi reúne mais de mil pessoas na 8ª Corrida e Caminhada Solidária
Evento celebrou o Dia de Cooperar e arrecadou recursos para fortalecer o trabalho de entidades beneficentes de Laranjeiras do Sul
A Sicredi Grandes Lagos PR/SP promoveu, na manhã do último domingo (05), a 8ª Corrida e Caminhada Solidária, em comemoração ao Dia de Cooperar (Dia C). Realizado em frente à nova Sede Administrativa, em Laranjeiras do Sul, o evento reuniu mais de 1.000 participantes entre atletas, caminhantes e famílias, em uma ação voltada à promoção da saúde, integração e solidariedade.
É essa união de esforços que faz do cooperativismo um agente de transformação social.
Orlando Muffato – Presidente da Sicredi Grandes Lagos PR/SP
Com percurso de cinco quilômetros, a iniciativa reforçou um dos princípios do cooperativismo: contribuir para o desenvolvimento das comunidades por meio da união de pessoas em torno de um propósito comum. Além de incentivar a prática esportiva, a corrida buscou fortalecer a cultura da cooperação e estimular ações de impacto coletivo.
Recursos serão destinados a entidades sociais
A 8ª Corrida e Caminhada Solidária também teve caráter beneficente. Os recursos arrecadados com as inscrições serão destinados ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), à Associação Defensora e Protetora dos Animais (Adepa) e à Casa de Repouso São Francisco Xavier, entidades que desenvolvem trabalho social em Laranjeiras.
Segundo o presidente da Sicredi Grandes Lagos PR/SP, Orlando Muffato, o evento representa a essência do cooperativismo. “O Dia de Cooperar nos lembra que o verdadeiro desenvolvimento acontece quando caminhamos juntos. Ver mais de mil pessoas reunidas em torno de uma causa solidária demonstra a força da cooperação e o compromisso da nossa comunidade em transformar realidades. Mais do que promover saúde e qualidade de vida, este evento gera recursos que fortalecem entidades que desempenham um papel fundamental em nossa região“, afirmou.
O diretor executivo da cooperativa, Jardiel Cherpinski, destacou o trabalho coletivo necessário para a realização da iniciativa. “A realização da Corrida e Caminhada Solidária é resultado de um planejamento construído de forma colaborativa, envolvendo colaboradores, parceiros, voluntários e entidades. Cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência de qualidade aos participantes e, ao mesmo tempo, ampliar o impacto social da ação. O crescimento do evento a cada edição demonstra a confiança da comunidade e reforça que o cooperativismo gera valor quando pessoas se unem por um propósito comum“, ressaltou.
Evento integra maior movimento cooperativista do país
Promovida anualmente em celebração ao Dia C – Dia de Cooperar, segundo a cooperativa, a corrida integra o maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, a campanha teve como lema ‘Atitudes simples movem o mundo’, incentivando iniciativas voltadas à cidadania, solidariedade, sustentabilidade e ao desenvolvimento das comunidades.
Além da mobilização social, a prova premiou os atletas com melhor desempenho. Ao todo, a Sicredi Grandes Lagos PR/SP distribuiu mais de R$ 5 mil em premiações aos competidores classificados nas categorias geral, local e por faixa etária.
Principais resultados
Na classificação geral masculina dos 5 quilômetros, Douglas Ricardo Teixeira conquistou o primeiro lugar, seguido por João Pedro C. de Almeida e Luiz Rodrigues.
No feminino, Dayan Dias dos Santos Bueno ficou com a primeira colocação, à frente de Taciane Rodrigues e Sandra Maria Carvalho.
Entre os atletas locais, Juliano Chruscinski venceu no masculino, enquanto Tassiane Kovalski Machado foi a campeã no feminino.
A organização também premiou os três primeiros colocados nas categorias por faixa etária, dos 14 anos até 59 anos ou mais, conforme o resultado oficial da prova.



