Estudantes transformam desafios do campo em soluções no Ideathon

Equipe de São Mateus do Sul venceu a quarta etapa da maratona, que reuniu 60 alunos de seis escolas agrícolas em Guarapuava

Transformar os dados da rotina de uma propriedade rural em informações úteis para a gestão foi o desafio enfrentado por 60 estudantes durante a quarta etapa do Ideathon 2026, realizada no dia 18, em Guarapuava. A atividade reuniu alunos de seis escolas agrícolas da região Centro-Sul do Paraná e integrou a programação do 4º InovaçãoAgro.

A maratona foi promovida pelo Sistema FAEP e pelo Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com o Sebrae-PR e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). Os estudantes foram divididos em equipes e precisaram criar soluções tecnológicas capazes de integrar dados da operação do campo ao fluxo de caixa.

A proposta era desenvolver ferramentas simples e intuitivas que ajudassem o produtor a acompanhar custos, rentabilidade e informações financeiras da propriedade, facilitando decisões de gestão.

Soluções pensadas para o produtor

Participaram alunos do CEEP Florestal Costa e Silva, de Irati; CEEP Agrícola de São Mateus do Sul; CEEP Agrícola Olegário Macedo, de Castro; CEEP Agrícola de Cruz Machado; CEEP Agrícola Arlindo Ribeiro e CEC de Palmeirinha, ambos de Guarapuava. Cada escola contou com estudantes acompanhados por um professor.

Esta etapa do Ideathon levou os estudantes a desenvolver ferramentas que combinam gestão financeira, organização de dados, inteligência artificial e recursos pensados para facilitar o uso da tecnologia no cotidiano rural”, afirmou o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Para o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, a atividade aproxima os alunos de problemas reais do setor. “As novas gerações terão participação decisiva no futuro do setor e precisam estar conectadas às tecnologias e ao empreendedorismo”, disse.

São Mateus do Sul vence etapa

A equipe do CEEP Agrícola de São Mateus do Sul ficou em primeiro lugar com uma plataforma que conecta, em tempo real, operação, custos e caixa. O sistema prevê um painel simplificado, alertas gerenciais e registro inteligente do fluxo financeiro.

O segundo lugar ficou com o CEEP Florestal Costa e Silva, de Irati, que apresentou um aplicativo de compras com banco de dados e inteligência artificial para auxiliar no controle das finanças. Em terceiro, o CEEP de Cruz Machado desenvolveu um aplicativo financeiro integrado ao banco do usuário, com registro automático de transações, comandos de voz e recursos de inteligência artificial.

Próximas etapas

O Ideathon 2026 terá sete etapas regionais classificatórias. Além de Guarapuava, já foram realizadas disputas em Campo Mourão, Palotina e Santa Mariana. Os vencedores garantem vaga na final estadual.

As próximas etapas serão em Diamante do Norte, no dia 29 de agosto; Clevelândia, em 16 de setembro; e Palmeira, em 19 de setembro. A decisão estadual está marcada para 18 de novembro, em Curitiba, com a participação de 35 estudantes classificados ao longo da competição.