Agronomia da UFFS leva alta tecnologia para análise do solo
Acadêmicos realizam análises de macro e micronutrientes em equipamentos que podem, no futuro, atender a demanda regional
O curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, realizou aulas práticas das disciplinas de Química e Fertilidade do Solo. A atividade envolveu acadêmicos e acadêmicas em análises de macronutrientes e micronutrientes, com o uso de diferentes equipamentos disponíveis nos laboratórios da universidade.
A atividade foi coordenada pelo professor Dr. Rubens Fey e teve como foco a realização das etapas de análise química do solo e a compreensão da relação entre fertilidade do solo e nutrição vegetal por meio de procedimentos laboratoriais.
Estudantes utilizaram diferentes equipamentos
Durante as aulas, os estudantes trabalharam diretamente com equipamentos utilizados em análises químicas. O espectrofotômetro UV-Vis foi empregado na determinação de fósforo (P), enquanto o fotômetro de chama foi utilizado para a quantificação de potássio (K).
Também foi utilizado o ICP-OES, sigla para Espectrômetro de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado. O equipamento permite a quantificação simultânea de fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), cobre (Cu), zinco (Zn), manganês (Mn) e ferro (Fe), inclusive em baixas concentrações.
A atividade também permitiu aos acadêmicos trabalhar com mais de uma metodologia para a análise dos mesmos elementos. Segundo a descrição da atividade, essa possibilidade permite comparar as técnicas utilizadas, discutir suas vantagens e limitações e verificar a consistência dos resultados obtidos.
Prática inclui todas as etapas da análise
Os estudantes participaram das diferentes fases do processo analítico, desde a preparação e a extração das amostras até a leitura dos resultados nos equipamentos UV-Vis, fotômetro de chama e ICP.
Segundo o professor Dr. Rubens Fey, coordenador da atividade, a estrutura também pode ampliar a atuação do campus junto à comunidade. “Além de contribuir para a formação dos nossos estudantes e para a preparação deles para os desafios do mercado de trabalho, essa estrutura pode gerar resultados para além da universidade. Com a consolidação dessas técnicas laboratoriais, existe a possibilidade de, no futuro, o Campus Laranjeiras do Sul passar a ofertar serviços de análises químicas à comunidade, atendendo produtores rurais, cooperativas e empresas do setor agropecuário, com a emissão de laudos técnicos. Dessa forma, o curso de Agronomia amplia sua atuação nas áreas de ciência, ensino e desenvolvimento regional”, afirmou.
Outra possibilidade relacionada à consolidação das técnicas laboratoriais é a oferta futura de serviços de análises químicas à comunidade pelo Campus Laranjeiras do Sul. A proposta poderá atender produtores rurais, cooperativas e empresas do setor agropecuário, com a emissão de laudos técnicos.



