FAEP amplia presença em entidades para fortalecer a defesa do agro
Presença em conselhos e instituições fortalece a participação do setor nas decisões estaduais e nacionais.
A atuação do Sistema FAEP em conselhos e instituições estaduais e nacionais foi ampliada nos últimos três anos para aproximar as demandas do campo das decisões que afetam o agronegócio. O presidente da entidade, Ágide Eduardo Meneguette, representa o setor em diferentes espaços de articulação.
“Cada espaço ocupado é uma oportunidade de discutir as necessidades e demandas dos nossos produtores rurais”, afirma.
Articulação e energia
Desde janeiro de 2026, Meneguette coordena o G7 Paraná, que reúne entidades do setor produtivo. O grupo articula pautas sobre infraestrutura, logística, tributação e energia. Uma das iniciativas é o diálogo com a Copel para identificar problemas no fornecimento elétrico às propriedades rurais.
O dirigente também integra o Conselho de Administração do CIBiogás, onde ocupa a vice-presidência. A atuação busca ampliar o uso de biogás e biometano no campo. Em maio deste ano, um decreto estadual concedeu isenção de ICMS para bens destinados à produção desses combustíveis.
Pesquisa e defesa sanitária
A FAEP também participa de discussões no Sebrae-PR, IPA, Embrapa Territorial, IDR-Paraná e Adapar. As parcerias envolvem capacitação, pesquisa, planejamento rural e defesa sanitária.
Entre os resultados estão projetos de mapeamento de resíduos de granjas, orientação sobre uso sustentável da terra e ações de prevenção de pragas e doenças. Meneguette ainda integra os conselhos do Fundepec-PR e do Senar Nacional e preside o Conselho Administrativo do Senar-PR.



