Protetores têm prioridade na inscrição para castração hoje
A secretaria de Agricultura é responsável pelo programa gratuito. O atendimento acontece na sede da secretaria, das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30
A secretaria de Agricultura iniciou ontem (13) o cadastro voltado ao cuidado e controle populacional de cães e gatos no município. O programa de castração gratuita contempla animais de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), protetoras independentes e animais adotados. O atendimento acontece na sede da secretaria, das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30.
Distribuição
Conforme a médica veterinária Amabile Cristina Trento, que está respondendo pela ação, as senhas são distribuídas por ordem de chegada. Após o cadastro, os tutores são encaminhados a uma das clínicas veterinárias parceiras, responsáveis pelo agendamento das cirurgias. “As castrações devem ser realizadas nos próximos dez a quinze dias, dependendo da agenda das clínicas”, explica Amabile. Ontem, a prioridade foi atender famílias em situação de vulnerabilidade social. Já hoje (14), o foco será em protetoras independentes, associações de proteção animal e animais que foram adotados recentemente. “O programa é gratuito e essencial para o controle populacional e o bem-estar dos animais, além de aliviar a carga de quem atua diretamente na proteção e nos resgates”, destaca a veterinária.