Assistência Social mobiliza comunidade em alusão ao 18 de maio
Caminhada foi batizada como ‘Faça Bonito’ e falou sobre a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A tarde de ontem (14), foi marcada por um ato de mobilização em Laranjeiras do Sul, a Caminhada em alusão ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, que teve início na Praça Cinquentenário e seguiu até a Praça José Nogueira do Amaral, reuniu representantes da rede de proteção, estudantes, autoridades e a comunidade em geral, todos unidos por uma causa urgente de proteger quem não pode se proteger sozinho.
Logo após a chegada dos participantes, ao som da Banda Municipal, teve início a cerimônia oficial. Em sua fala de abertura, o mestre de cerimônias Daniel destacou o simbolismo da data. “Mais do que uma lembrança, o 18 de maio representa um chamado à ação, um dia para reafirmarmos o direito de crescer com dignidade, segurança e amor”, celebrou.
A data homenageia a memória da menina Araceli Cabrera Crespo, brutalmente assassinada em 1973, em um crime que permanece sem justiça. Diversas autoridades subiram ao palco, entre elas a secretária de Assistência Social e Segurança da Família, Danielle Mendes, que reforçou o objetivo do ato, “Essa mobilização tem o único objetivo de sensibilizar e mobilizar toda a nossa sociedade para proteger as crianças e os adolescentes da violência sexual. É uma luta de todos nós”, afirmou.
Símbolos e cultura
Simone Maria Ribeiro, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e toda a rede de proteção, também discursou, pontuando os avanços e desafios do trabalho diário de enfrentamento às violências contra o público infantojuvenil.
Após as falas institucionais, foi realizado o plantio simbólico da flor amarela, símbolo da campanha ‘Faça Bonito’. A flor remete aos desenhos da primeira infância e representa o cuidado que crianças e adolescentes merecem.
Em seguida, o evento ganhou cores, sons e muita emoção com as apresentações culturais de crianças e adolescentes do CEMMIC, CEJU, CRAS, APAE, Associação Colibri e da Banda Municipal. Destaque para a apresentação da música ‘Velha Infância’ e da coreografia ‘Ninguém Mexe Comigo’, que arrancaram aplausos do público presente. Ao final, foram distribuídos materiais informativos e adesivos à comunidade, reforçando a mensagem central da mobilização: falar, proteger, denunciar e agir. Assim como finalizou, Danielle Mendes. “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”.