7ª Corrida e Caminhada Solidária Sicredi arrecada mais de R$ 39 mil
No dia 06 deste mês, aconteceu a 7ª Corrida e Caminhada Solidária Sicredi Grandes Lagos PR/SP que reuniu mais de mil pessoas, superou expectativas e arrecadou R$ 39.156,12. Toda a quantia será destinada a três entidades da cidade, sendo elas o Hospital São José, o Hospital São Lucas e a Associação de Handebol Feminino de Laranjeiras do Sul (AFEHL).
O evento teve quase 1.200 inscrições de atletas e caminhantes vindos de 40 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Pará. A iniciativa faz parte das atividades do Dia C – Dia de Cooperar, promovido por cooperativas de todo o país, e contou com o patrocínio da ICATU Coopera.
Organização e integração
A realização foi conduzida pelas agências Sicredi das ruas XV de Novembro e Marechal, em conjunto com a sede Administrativa e Regional. Desde a divulgação até a linha de chegada, a organização se destacou pela participação ativa da comunidade, que compareceu em peso com familiares, amigos e voluntários. Orlando Muffato, presidente da Sicredi Grandes Lagos PR/SP, o resultado representa a essência do cooperativismo. “A 7ª Corrida e Caminhada Solidária é a materialização dos nossos princípios cooperativistas. É gratificante ver a comunidade se unindo e o resultado expressivo da arrecadação demonstra a força da cooperação. Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para que este evento fosse um sucesso, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento social e a qualidade de vida em nossa região”, salientou.
Hospitais
Do total arrecadado, parte significativa será destinada a dois hospitais que têm papel fundamental no atendimento da população de Laranjeiras do Sul e região, sendo eles o Hospital São José e o Hospital São Lucas. Ambas as instituições prestam atendimento majoritariamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e enfrentam desafios recorrentes relacionados a orçamento, estrutura e ampliação de serviços.
O diretor executivo do Instituto São José, Jacson Luan dos Santos, destacou a importância do apoio em um contexto de demandas crescentes. “O sentimento é de profunda gratidão. O valor recebido é muito bem-vinda e será empregado com responsabilidade, mas o verdadeiro ganho vai muito além do valor financeiro, ele reverbera no nosso dia a dia, no atendimento, no cuidado e na esperança que conseguimos levar para quem mais precisa”, afirmou.
Já no Hospital São Lucas, que realiza cerca de 55 partos por mês apenas na rede materna, o recurso chega em momento estratégico, segundo o diretor executivo da instituição, Marcelo Passarin. “Só temos a agradecer por sermos contemplados com esse gesto tão nobre. Para nós, que atuamos praticamente com 90% dos atendimentos via SUS, esse apoio é essencial. Fazer saúde pública com recursos limitados não é fácil, mas graças a parcerias como essa, conseguimos garantir um atendimento digno à nossa população. O recurso será destinado a um projeto interno voltado à melhoria do acolhimento e da estrutura física”, afirma.
Esporte feminino
A terceira entidade beneficiada com o evento foi AFEHL, que atualmente disputa simultaneamente a Chave Prata e Ouro do Campeonato Paranaense. O apoio financeiro permitirá que a equipe mantenha o calendário de competições e, além disso, invista na base, com a continuidade dos projetos de formação esportiva no CEJU (Centro da Juventude).
Uma das representantes da associação, Amanda Bertell, reforçou a relevância do incentivo para um segmento esportivo ainda carente de apoio. “Fomos privilegiadas em sermos contempladas com parte do valor arrecadado. Para nós, que representamos o handebol feminino, uma modalidade que ainda não tem o reconhecimento que merece, esse apoio é de extrema importância. Também conseguimos fortalecer nossos projetos realizados no CEJU, que são a base da formação de novas atletas”, contou.
Transparência
Cada centavo será transformado em benefícios concretos para a população, impactando diretamente áreas essenciais como saúde pública e formação esportiva. Além de estimular hábitos saudáveis.