Quedas investe R$ 8 milhões em projeto que une fé, cultura e turismo
Convênio com o Estado viabiliza construção da Igreja das Etnias, no Salto Osório, com Centro de Eventos e Casa de Memória
Na abertura oficial da ‘ExpoQuedas 2025’, realizada na noite da última quarta (15), a prefeitura de Quedas firmou um convênio com a secretaria de Turismo do Paraná, no valor de R$ 8 milhões, para a implantação do projeto ‘Igreja das Etnias’, que será construído no Salto Osório, ao lado da Capela São Pedro.
Estrutura prevista
Os recursos repassados pelo Estado serão aplicados na construção de um Centro de Eventos e de uma Casa de Memória, que farão parte do projeto homônimo. O espaço deverá valorizar a herança histórica, cultural e religiosa do município, incentivando o turismo e reforçando o vínculo da comunidade com suas raízes.
Origem do projeto
A iniciativa foi idealizada pelo padre Andrzej Wojteczek Schr, superior provincial da América do Sul, com o objetivo de unir fé, diversidade cultural e desenvolvimento local em um mesmo espaço. O projeto é resultado da parceria entre a Paróquia Imaculado Coração de Maria, a Caciopar, representada pelo presidente Reni Fernande Felipe, prefeitura e a secretaria Estadual de Turismo.O ‘Escritório de Projetos e Convênios’ da prefeitura de Quedas foi responsável pelo planejamento e detalhamento técnico da proposta, consolidando sua atuação em iniciativas voltadas ao turismo regional e ao desenvolvimento sustentável.
Assinatura simbólica
A assinatura simbólica do convênio ocorreu no palco principal da ‘ExpoQuedas’ e contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, e do prefeito Rafael Moura. Paranhos e o prefeito Rafael ressaltaram a importância da cooperação entre município e Estado para o avanço do turismo religioso, cultural e ambiental.Participaram ainda da cerimônia os deputados estaduais Matheus Vermelho, Adão Litro e Luís Corti; os deputados federais Paulo Litro, Nelsi Coguetto Maria (Vermelho) e Sérgio de Souza; além da secretária de Estado Leandre Dal Ponte, que representou o Governo do Paraná.
Declaração do prefeito
Durante o evento, Rafael Moura destacou o impacto do projeto para a região:“Este projeto representa a união, a fé e a valorização das nossas origens. É um marco para o futuro de Quedas do Iguaçu. O Salto Osório já é um dos pontos mais belos do Paraná, e agora, com esse investimento, se tornará também um espaço de celebração da diversidade e da história do nosso povo”.
Ana Castela abre a ‘ExpoQuedas 2025’
Com show da cantora Ana Castela, a boiadeira, a ‘ExpoQuedas 2025’ teve sua abertura oficial na noite desta quarta (15). Aguardada por milhares de pessoas, principalmente crianças, grande parcela dos fãs da cantora. Castela subiu ao palco às 22h30 ao som de ‘Olha Onde Eu Tô’, seguida por ‘Roça Em Mim’, fazendo a alegria do público presente. ‘Minha Herança’ foi outro ‘hit’ que não ficou de fora.
Próximas atrações
Depois da dupla Thaeme & Thiago se apresentar ontem (16), a ‘ExpoQuedas’ continua hoje (17) com Fernando & Sorocaba, amanhã (18) com Marcos & Belutti e encerra no domingo (19) com show da Banda Traia Véia.



