Avelino Badotti avalia os cenários do campo paranaense

Com uma ampla gama de atividades estudadas como grãos, avicultura, suinocultura, bovinocultura de corte e leite, entre outros o levantamento é fundamental para o planejamento da gestão

A matéria, escrita pelo colunista do Jornal Correio do Povo do Paraná, o engenheiro florestal Avelino Badotti, aborda os custos médios de produção da soja paranaense, que alcançaram 43,6 sacas por hectare, ou 105,5 sacas por alqueire, na safra 2023/24. Segundo levantamento do Projeto Campo Futuro, conduzido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), esses dados foram apresentados em cerimônia realizada no dia 26 de agosto em Curitiba.

Com uma ampla gama de atividades estudadas, incluindo grãos, avicultura, suinocultura, bovinocultura de corte e leite, café, cana de açúcar, fruticultura e piscicultura, o levantamento é fundamental para o planejamento da gestão por parte dos produtores rurais, e também serve para embasamento das ações do Sistema FAEP no desenvolvimento das cadeias produtivas junto ao Poder Público e a iniciativa privada, informou a assessoria de imprensa do Órgão.

De maneira geral, culturas como o feijão, café, maçã, laranja, morango e tilápia tiveram um melhor desempenho na análise, enquanto a cadeia de grãos foi mais prejudicada, em função das perdas de produção e dos preços de comercialização, comentou Ana Paula Kowalski, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.

“A soja, apesar de ter resultado bom em algumas regiões, conseguiu apenas pagar o custo. Vimos sempre a soja pagando a conta de outras culturas e não ocorreu isso dessa vez. De forma geral, a propriedade modal de grãos não conseguiu pagar seu custo, à exceção do feijão, em função de produção e preço”, concluiu Kowalski.

Com a chegada do fenômeno La Niña a partir de setembro, trazendo previsões de chuvas abaixo da média especialmente no norte do Estado, e temperaturas acima das médias históricas, a recomendação ao produtor é proteger a produção através do seguro rural.
O relatório completo do Projeto Campo Futuro pode ser acessado no link:
https://www.sistemafaep.org.br/resultados-campo-futuro-2024/