Presidente da Câmara de Maringá propõe parceria com Escola do Legislativo
Vereadora Majorie Catherine Capdeboscq (PP) solicitou a realização de cursos como os de técnica legislativa e práticas de compliance para formação para servidores municipais
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná recebeu, na manhã desta quinta-feira (10), a presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, Majorie Catherine Capdeboscq (PP). A parlamentar se inteirou sobre os cursos promovidos e manifestou interesse em replicá-los aos servidores da instituição maringaense. O contato de Majorie com a ALEP foi intermediado pela deputada Maria Victoria (PP), 2ª Secretária da Casa de Leis.
“É um primeiro diálogo e já fomos muito bem recebidos pela equipe técnica”, elogiou a vereadora, que sugeriu uma parceria entre a Escola do Legislativo de Maringá, vinculada à Câmara Municipal, e a Escola do Legislativo da ALEP. “Buscamos referências de cursos, de capacitações, de ideias inovadoras. Nós queremos aproximar cada vez mais o Legislativo, tanto estadual quanto municipal, das pessoas”.
De acordo com a vereadora, há interesse em levar os cursos referentes à técnica legislativa, à implementação de Inteligência Artificial (IA) pelo Poder Público e à implementação de práticas de compliance, controladoria e transparência. A presidente da Casa de Leis municipal destacou a referência da Assembleia no tema, certificada pela conquista do Selo Diamante Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) em 2024.
“Uma das missões da Escola do Legislativo da Assembleia do Paraná é garantir que o conhecimento dos nossos técnicos qualificados seja difundido”, frisou o diretor da Escola, Jeulliano Pedroso. A parceria direta com um legislativo municipal, se concretizada, seria inédita, conforme Pedroso.
Processo legislativo, técnicas legislativas e temas relacionados à comunicação, gestão, sustentabilidade e maior eficiência do Poder Público estão entre as formações promovidas hoje pela Escola do Legislativo. Elas são ministradas na sede da ALEP, em eventos próprios e nas edições da Assembleia Itinerante. Ao fim da conversa com Majorie, os servidores da Escola do Legislativo da ALEP orientaram a gestora a oficiar o Parlamento estadual, manifestando o interesse. A etapa é importante para dar sequência às tratativas.