O que ainda se busca sobre a Covid-19?
Dados do Google Trends indicam que as pesquisas por termos relacionados cresceram, principalmente com os temas, ‘novo coronavírus’, ‘China surto Covid 2025’, entre outros
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como uma pandemia. Desde então, vacinas e antivirais foram desenvolvidos, enquanto novas variantes surgiram. Apesar dos avanços, ainda há muitas dúvidas sobre a doença.
No meio científico, questões permanecem sem resposta, como os fatores que levam algumas pessoas a desenvolverem Covid longa e outras não, ou por que alguns indivíduos são mais suscetíveis a reinfecções. Pesquisas seguem em andamento para esclarecer essas questões.
Buscas na web
Já entre a população, dúvidas mais diretas ainda geram interesse: quais são os sintomas da variante atual? Quantos casos positivos há no momento? O novo coronavírus identificado recentemente na China pode representar uma nova pandemia?
Dados do Google Trends indicam que, nos últimos três meses, as buscas por termos relacionados à Covid-19 cresceram. Segundo levantamento, os seguintes tópicos tiveram aumento significativo nas pesquisas:
Novo coronavírus China
Surto Covid 2025
Sintomas da Covid 2025
Casos de Covid 2025
O que se sabe até agora
O novo coronavírus (HKU5-CoV-2) foi identificado em morcegos de Hong Kong. Um estudo divulgado em fevereiro aponta que o vírus tem potencial para se espalhar entre humanos, mas ainda não há registros de transmissão. Infectologias explicam, que essa descoberta faz parte da vigilância genômica, um monitoramento rotineiro de vírus em morcegos, já que esses animais podem hospedar patógenos com potencial de transmissão para humanos.
No Brasil, até o final de fevereiro de 2025, foram registrados mais de 130 mil casos de Covid-19 e 664 mortes.
Os sintomas da Covid-19 seguem associados a problemas respiratórios, como tosse, dor de garganta e coriza nos casos leves. Já em quadros mais graves, podem ocorrer febre persistente, falta de ar e dificuldades alimentares, podendo evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG).
Aniversário do primeiro caso
O interesse pelo termo “Covid-19” manteve-se estável ao longo do último ano, mas registrou um pico de buscas entre 23 de fevereiro e 1º de março, com destaque para o dia 27, quando se completaram cinco anos do primeiro caso confirmado no Brasil.