1º Encontro Regional de Bandas reúne mais de 150 músicos

O projeto “Construindo Laços” foi idealizado pelo maestro Fernando Bahls

No último sábado (25), aconteceu em Marquinho o 1° Encontro Regional de Bandas. O evento reuniu cinco bandas musicais da região, promovendo uma tarde marcante para a comunidade local.

O responsável pela realização desse encontro foi a prefeitura municipal de Marquinho, por meio do prefeito Élio Bolzon Junior e da secretária de ação social Tisiane Varela Bolzon. O evento contou com o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS, apresentando o projeto “Construindo Laços”, idealizado pelo maestro Fernando Bahls.

Integração de bandas

Cerca de 150 músicos, entre crianças, adolescentes e adultos, estiveram presentes nesta tarde, fortalecendo a união das bandas de música. Além de celebrar a excelência desses projetos musicais, o encontro resgatou parte significativa da cultura das bandas, enraizada na tradição de cada município.

Ao final das apresentações individuais de cada banda, os músicos foram reunidos em uma só banda, sob a regência dos maestros Fernando Bahls, João Matias e Edilson dos Santos. Juntos, interpretaram algumas músicas, simbolizando a harmonia e a colaboração entre os grupos.

O evento tomou proporções únicas no Estado do Paraná, destacando-se não apenas pela quantidade expressiva de músicos presentes, mas, acima de tudo, pela qualidade musical de cada corporação. As bandas de música são verdadeiros patrimônios cultural, histórico e humano de cada município.

Patrimônio Cultural

O maestro Fernando Bahls enfatizou a relevância cultural das bandas de música. “Este encontro é uma oportunidade de mostrar à comunidade o valor das bandas de música, que são um verdadeiro tesouro cultural. A música é uma linguagem universal que une as pessoas, e as bandas desempenham um papel crucial na preservação e promoção dessa cultura” aponta.

O prefeito Élio Bolzon Junior destaca que a importância das bandas transcende o entretenimento musical, pois elas contribuem para a identidade cultural de cada cidade. “As cidades que têm uma banda têm, com certeza, um brilho cultural a mais, proporcionando encontros como o de sábado que emocionam, fazem com que a plateia cante junto e, acima de tudo, mantêm vivas as bandas, a música e a cultura como um todo”, ressalta.