Três cidades da Cantuquiriguaçu recebem selo do Susaf

Com a novidade, Laranjeiras do Sul, Guaraniaçu e Nova podem comercializar os produtos da agricultura familiar em todo o Paraná. “O selo abre novas oportunidades”, destaca a gerente da Adapar em Laranjeiras, Cristiane Kruger

Ontem e hoje (23 e 24), os municípios de Laranjeiras do Sul, Guaraniaçu e Nova Laranjeiras, receberam o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). O selo é concedido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e certifica que os serviços de inspeção municipal (SIM) estão organizados e atuantes.

Melhorias

Com a adesão ao Susaf, as agroindústrias dos municípios passam a ter a possibilidade de comercializar seus produtos em todo o estado do Paraná. O selo também garante a qualidade e a inocuidade dos alimentos produzidos pelas agroindústrias, o que contribui para a segurança alimentar da população.

De acordo com a gerente regional da Adapar em Laranjeiras, Cristiane do Rocio Kruger, o trabalho de adesão ao selo na região foi iniciado pelo chefe do núcleo regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Marcelo Bellenttini, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) , com a sensibilização das prefeituras e dos técnicos ligados aos SIMs. “Em todas as reuniões, foram esclarecidos pontos de grande importância. Entre eles, se destaca, como ter um profissional médico veterinário para atuar junto ao SIM, estruturação dos Serviços e das agroindústrias interessadas. Assim, atualmente na Unidade Regional de Laranjeiras do Sul, temos a adesão de Quedas do Iguaçu, e agora, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras recebem o selo”, destaca a gerente.

Desenvolvimento

Conforme ela, a adesão do Susaf por parte das prefeituras é um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias familiares, artesanais e de pequeno porte. “O selo abre novas oportunidades de mercado para os produtores, o que contribui para a geração de emprego e renda na região.”

Ainda de acordo com Cristiane, algumas agroindústrias da região já estão aptas a receber o selo Susaf. “O município de Quedas do Iguaçu, que foi o primeiro a aderir ao Susaf na região, já indicou duas empresas para o recebimento do selo”, disse. “Os outros municípios também já têm algumas empresas com possibilidade de adesão”.

O Susaf é um programa de grande relevância para o Estado do Paraná, cujo objetivo é promover a segurança alimentar e a qualidade dos produtos agroindustriais produzidos no Estado.

Susaf

O Susaf foi criado por lei em 2013 e é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.
Até agora, mais de 45 municípios paranaenses já aderiram ao Susaf de forma individual, outros 31 por meio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (Cid Centro) e 10 pelo Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop). O objetivo do governo estadual é ter, no mínimo, 200 adesões até 2026.