Primeira onda de frio chega na próxima semana com termômetros perto de 0ºC
Entre quarta-feira e a primeira semana de junho, as manhãs começarão a ficar geladas, com possibilidade de temperaturas negativas em várias regiões
Junho, mês do início do inverno, chegará com temperaturas negativas no Paraná. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) está monitorando o avanço de uma massa de ar polar que atravessará o Sul do País e, a partir da próxima terça-feira (27), poderá trazer mudanças significativas nas condições do tempo.
Até o momento, a menor temperatura registrada no Paraná em 2025 pelas estações meteorológicas do Simepar foi de 4°C em Palmas, às 7 horas do dia 29 de abril. Várias frentes frias já passaram pelo Estado e reduziram gradativamente a temperatura. Agora, o frio virá com mais intensidade devido à atuação simultânea de uma nova frente fria e da massa de ar polar.
Chuva e queda de temperatura
Antes da chegada do frio, estão previstas pancadas de chuva e temporais localizados com rajadas de vento em várias regiões do Paraná. Segundo o meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan, “a frente fria prevista para a próxima semana vai atravessar o Estado rapidamente e tem características continentais, que devem trazer uma queda de temperatura mais abrangente por todas as regiões paranaenses”. Ele acrescenta: “Na sua retaguarda, uma massa de origem polar também avança, trazendo uma queda ainda mais acentuada nas temperaturas”.
Na próxima semana, entre quarta-feira (28) e a primeira semana de junho, as manhãs no Paraná devem começar a ficar geladas, com mínimas ao redor de 0°C e possibilidade de temperaturas negativas no extremo Sul, Centro-Sul e Sudeste do Estado. No Norte, onde ainda se registram temperaturas altas, as mínimas devem ficar em torno de 4°C.
Geada
Com a combinação de temperaturas baixas e tempo seco, há risco de geada. “Existe um risco alto para a geada principalmente nas faixas Sul, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. O risco se estende com moderada intensidade para as regiões Noroeste e Norte do Estado. Na metade Sul do Paraná podem ocorrer geadas de forte intensidade”, afirma o meteorologista.
A previsão se torna mais precisa à medida que a data se aproxima. Por isso, o Simepar recomenda o acompanhamento do Alerta Geada, disponível na página inicial do site do Simepar. O serviço informa locais e intensidade da geada com 72 horas de antecedência e é realizado desde 1995 em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR).
Sobre o Simepar
O Simepar conta com uma estrutura composta por 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. A instituição fornece dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, apoiando ações de resposta a situações extremas. São monitoradas ocorrências como enxurradas, deslizamentos, alagamentos, incêndios e secas.
Previsão por município
Dados detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios do Paraná estão disponíveis no site do Simepar. As previsões são atualizadas duas vezes ao dia e apresentam informações como volume de chuva, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
Como o sistema atmosférico está em constante alteração, as previsões podem sofrer mudanças. Por esse motivo, o Simepar recomenda o acompanhamento das análises dos meteorologistas, disponíveis na página inicial do site, bem como os boletins diários divulgados nas redes sociais e no canal de WhatsApp. Os meteorologistas contextualizam os dados e explicam as alterações atmosféricas em todas as regiões do Estado.