Município recebe título de Terra dos Lagos do Iguaçu em homenagem aos 60 anos
A lei nº 21.753 sancionada pelo governador em exercício Darci Piana é de autoria do deputado estadual Luis Corti (PSB), saojorgense. Ao centro (terceiro da esquerda para direita) governador em exercício, Darci Piana, prefeita Leila Rocha, deputado Corti no Centro de Convenções durante a comemoração
Ao completar 60 anos de idade São Jorge D’Oeste recebe oficialmente o título de Terra dos Lagos do Iguaçu. A lei nº 21.753 sancionada pelo governador em exercício Darci Piana é de autoria do deputado estadual Luis Corti (PSB), saojorgense. A novidade foi anunciada para a população durante solenidade que marcou o aniversário da cidade e a inauguração de empreendimentos do setor agroindustrial.
Lagos do Iguaçu
O nome Lagos do Iguaçu surgiu na década de 90 e rapidamente se popularizou. “Quem sugeriu que batizássemos a região foi o Rafael Greca, hoje prefeito de Curitiba. Ele compreendeu o potencial que tínhamos aqui e fez a sugestão do nome Lagos do Iguaçu”, relembra o parlamentar. “Na época eu era o prefeito de São Jorge D’Oeste e aceitei a sugestão. Hoje
tenho muito orgulho em poder oficializar isso perante ao estado, especialmente em uma data tão significativa que são os 60 anos do nosso município”, afirma Corti.
Os Lagos do Iguaçu surgiram com a construção da Barragem da Usina Hidrelétrica de Salto Osório, no Rio Iguaçu. A área de 51 km² foi alagada nos meses de junho e julho de 1975. Aos poucos os novos contornos da região despertaram a atenção pelas belezas naturais e tranquilidade. Um amplo espelho d’água, ilhas, quedas d’água, parques, áreas de preservação ambiental, prainha, áreas de camping e propriedades privadas atraem milhares de pessoas em busca de natureza, sossego e diversão. “Hoje é um dia de muita alegria para o nosso município. Dia de comemorar todas as conquistas da nossa gente e também celebrarmos o futuro que se
desenha de muito desenvolvimento. A oficialização desse título de Terra dos Lagos do Iguaçu só nos enche de orgulho e engrandece as belezas da nossa cidade”, comemora a prefeita Leila da Rocha.
Muito mais do que uma simples denominação, a aprovação do título é mecanismo de conservação do patrimônio cultural e turístico paranaenses, enaltecendo a identidade do município e sua vocação turística. Também é uma ferramenta para impulsionar as ações de incentivo ao turismo, fator de desenvolvimento social e econômico para a região.
Presenças
Participaram da solenidade o deputado federal Paulo Litro; os deputados estaduais Luís Corti e Adão Litro; o presidente da Adapar, Otamir Martins; vereadores e representantes da região.